NOVA DIRETORIA DA AMIG É ELEITA PARA O BIÊNIO 2021/2023

Na tarde da última segunda-feira, 1º de fevereiro, foi eleita com 170 votos a chapa “Unidos pela AMIG e pela Mineração” para o biênio 2021/2023. O prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira, assumiu o cargo de novo presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). A vice-presidente da entidade é a prefeita de Canaã dos Carajás (PA), Josemira Raimunda Diniz Gadelha (confira a seguir a lista da nova diretoria executiva e conselho fiscal).

 

A eleição contou com a presença dos chefes do executivo municipal e representantes das cidades mineradoras. Em seu primeiro ato, a nova gestão da AMIG colocou em votação a aprovação de duas novas diretorias da entidade: Não-Ferrosos e Municípios Impactados pela Atividade de Mineração. Os responsáveis pelos cargos serão conhecidos ainda nos próximos dias. 

O presidente recém-eleito elencou que a atual administração da AMIG atuará em três focos principais: a diversificação econômica dos municípios mineradores; convênio entre Agência Nacional de Mineração (ANM) e cidades mineradoras para realização de fiscalização conjunta; e também o debate sobre a Lei Kandir. 

Em seu discurso, José Fernando Aparecido – que já foi deputado federal e diretor de Meio Ambiente da AMIG – afirmou que o trabalho da nova diretoria será de continuidade, enalteceu as conquistas e vitórias da última gestão liderada pelo ex-prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, e o legado deste ao longo das décadas. Dessa forma, categorizou como conquista histórica o aumento da alíquota de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) cobrada sobre minério de ferro, que passou de 2% do faturamento líquido para 3,5% do faturamento bruto.

 

LEIA TAMBÉM:

PREFEITOS COMENTAM AS EXPECTATIVAS SOBRE A NOVA GESTÃO

VITOR PENIDO SE TORNA PRESIDENTE DE HONRA DA AMIG