PREFEITOS COMENTAM AS EXPECTATIVAS SOBRE A NOVA GESTÃO

PREFEITOS COMENTAM AS EXPECTATIVAS SOBRE A NOVA GESTÃO

O clima de união marcou os bastidores do dia da votação da nova diretoria da AMIG, realizada na última segunda-feira, 1º de fevereiro. Prefeitos e representantes da gestão municipal puderam votar entre 10h e 16h na sede da entidade. Em entrevista, o público presente falou sobre o pleito eleitoral, as expectativas para os próximos anos e a importância dos municípios mineradores se filiarem à AMIG.

 Marco Antônio Lage - 57 anos - prefeito de Itabira – Diretor de Meio Ambiente da nova gestão da AMIG

 

Acredito que teremos ainda muitos desafios pela frente. As questões das barragens são o tema do momento, desde os acidentes de Mariana e Brumadinho, até as dificuldades que as empresas mineradoras enfrentam. Claramente as empresas estão buscando as melhores tecnologias e condicionamentos para manter a contenção, em busca de um programa para ter todo o cuidado com as populações em relação às barragens. No meu ponto de vista, a atividade minerária precisa ser defendida em diversas questões, como, por exemplo, no âmbito econômico, da atividade industrial, da geração de receita e riqueza das comunidades. A atividade minerária faz parte da história de Minas Gerais e é fundamental para a sobrevivência dos municípios mineradores. Entretanto, isso precisa ser feito de maneira responsável e sustentável. Vamos buscar na AMIG, também como prefeito de Itabira, a sustentabilidade no pré e no pós-mineração. Em segundo lugar, nosso grande medo é a finitude da atividade. Nós todos sabemos que a mineração não dá duas safras e a preparação das cidades em todas as dimensões da sustentabilidade - econômica, social ambiental e cultural, precisa ser trabalhada desde sempre, não só depois que se aponta o fim da mineração. Sabemos que isso tem que ser observado e essas questões precisam ser aprimoradas, em curto, médio e longo prazo. O curto prazo é feito criando um plano de ação para cada prefeito que se associar. O médio é com uma visão mais detalhada de pelo menos 10 anos para frente sobre a atividade minerária, e ao longo prazo é trabalhado o desenvolvimento da cidade a partir da atividade minerária, ampliando a diversificação econômica para que a população possa sobreviver com qualidade de vida. Esse é o nosso maior desafio, pois buscamos uma mineração mais moderna. Uma mineração moderna trata-se não só de tecnologia por equipamentos, mas também tem que passar por esse projeto de sustentabilidade.

 Orlando Amorim Caldeira - Diretor Financeiro da nova gestão AMIG- prefeito de Itabirito

 

Gostaria de agradecer ao presidente, José Fernando, em nome do nosso município de Itabirito, por ter nos dado essa oportunidade junto à chapa na qual ele assume a presidência. Assumir um cargo de uma nova gestão é de extrema responsabilidade e vai além de dar continuidade ao trabalho que a AMIG vem desenvolvendo desde a sua existência. Significa também a responsabilidade de proporcionar novas grandes conquistas que possam ajudar os municípios mineradores, dando mais segurança e estabilidade com a Associação. Nós queremos garantir a participação dos municípios nas decisões e de serem informados como anda a situação da mineração em todo o Brasil. Por isso, ressaltamos a importância de ser um associado, pois é o pensamento em grupo que ajuda nas grandes conquistas. E a AMIG faz esse tipo de trabalho, pensando na mineração de uma maneira global. Eu vejo que a AMIG, além do próprio nome de Associação, ela tem no seu esteio e na sua criação essa vontade de poder trazer melhorias para todos os municípios mineradores e de ampliar o diálogo com as mineradoras.

Raimundo Nonato Barcelos - 67 anos - Nozinho - Conselheiro Fiscal da nova gestão da AMIG - prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo

 

Vejo a importância de assumir o cargo de Conselheiro Fiscal da AMIG, pois a Associação é a responsável por alinhar os trabalhos com os municípios mineradores e as autoridades, de forma justa. Entendemos que a AMIG forte, é sinônimo de municípios fortes também. Vamos discutir, levar as demandas dos municípios e brigar por eles, para que a atividade minerária não se encerre e que seja de forma sustentável. Nós vamos trabalhar pela diversificação econômica, pois somente dessa forma serão gerados mais empregos e qualidade de vida da população.

 João Marcelo - 28 anos - prefeito de Nova Lima - Diretor Administrativo da nova gestão da AMIG

 

Assumo o cargo de Diretor Administrativo na AMIG com as melhores expectativas possíveis. Vamos dar continuidade no trabalho do ex-presidente Vitor Penido, que se tornou presidente de honra da Associação hoje. Acredito que a formação de uma chapa única demonstra a união dos municípios mineradores na defesa dos interesses das cidades e das atividades do segmento, representando Minas Gerais e o Brasil. Pretendo contribuir na diversificação econômica, que é uma pauta muito importante nos nossos municípios, assim como também no enfrentamento de crises, como as das barragens. Além disso, vou defender o bom relacionamento dos municípios com as mineradoras e com o governo federal.

Sávio Barbosa Amâncio - Secretário de Fazenda Paracatu - 36 anos - Auditor Fiscal de Paracatu – Representou o prefeito Igor Pereira dos Santos que é Conselho Fiscal da AMIG

 

A AMIG nos ajudou muito com essas questões da CFEM e nós dos municípios mineradores só temos a ganhar participando da votação e elegendo um novo bom presidente. A Associação defende os interesses dos municípios com muito empenho e ao lado da AMIG nós temos muito mais peso para pleitear qualquer pedido na Câmara Legislativa e no Congresso Nacional. Acredito que não há nenhuma luta que você brigue sozinho, por isso que Paracatu vê a importância de se filiar, pois fazer esse trabalho em equipe e em parceria tem melhores resultados.

 Claudio Antônio de Souza - Dinho - 62 anos - prefeito de Congonhas

 

Eu me sinto lisonjeado em participar dessa votação pois pude reencontrar aqui o Vitor Penido, uma pessoa que já conheço há muito tempo, desde que ele assumiu há muitos anos a Plambel em Belo Horizonte, e eu tive o prazer de trabalhar com ele. Para mim, acompanhar a dedicação e o trabalho que o Vitor desenvolveu na AMIG, que uniu hoje um conjunto de municípios de todo o Brasil que foram muito beneficiados com o empenho dele, e ver o José Fernando assumindo a presidência, é gratificante. A AMIG hoje nos honra muito pelo trabalho que tem feito aos municípios mineradores. É tão importante o papel que a Associação tem no Congresso e também com as mineradoras, provocando a manifestação na legislação brasileira a nosso favor. Para esta nova gestão, vejo que o José Fernando está estudando muito sobre mineração. Tenho certeza que será um grande presidente. Sabemos que a AMIG tem tudo para dar ainda mais suporte para nós e essa nova gestão tem tudo para dar certo.

Epaminondas Pires de Miranda - 55 anos - prefeito de Serro

 

Eu saí de Serro às 4h da madrugada para um compromisso em Montes Claros e em seguida segui para Belo Horizonte, rodando mais de 300 km para estar aqui presente e poder votar. Não poderia deixar de vir, pois acredito que o José Fernando tem grande capacidade de fazer uma boa gestão na AMIG, que é muito importante para o nosso país, principalmente em Minas Gerais. Eu enxergo a entidade como uma representação nossa no estado para os municípios que tem pretensão de minerar ou que estão minerando. Ao lado da AMIG, é possível trazer novas empresas de mineração para manter a atividade em prática.

 

LEIA TAMBÉM:

NOVA DIRETORIA DA AMIG É ELEITA PARA O BIÊNIO 2021/2023