Presidente da AMIG participa da abertura do EXPOSIBRAM 2022

Cerimônia foi realizada no dia 12 de setembro e contou com presença de várias autoridades

Ontem, 12/09, o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira, participou da cerimônia de abertura da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração 2022 (EXPOSIBRAM 2022). A exposição é realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), e vai até a próxima quinta-feira (15/09), no Expominas, em Belo Horizonte/MG. É considerado o mais relevante evento da mineração da América Latina.

A cerimônia reuniu representantes de empresas, associações e diplomatas de diversos países, diante de um auditório lotado no Expominas. Estiveram presentes os embaixadores do Peru, Coreia do Sul, Países Baixos e Irã, além de autoridades políticas, como a secretária de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM) do Ministério de Minas e Energia (MME), Lilia Mascarenhas Sant'Agostino; e o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Pedro Paulo Dias Mesquita.

O diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungman, ressaltou em sua fala de abertura que a EXPOSIBRAM é um momento bastante oportuno para reafirmar à população brasileira a importância da atividade minerária. “A EXPOSIBRAM tem metas importantes relacionadas ao futuro da mineração, à sustentabilidade e à segurança das barragens. Vamos apresentar, nesta EXPOSIBRAM, uma série de ações voltadas para a tecnologia e de compromissos do setor para com a população brasileira”, afirmou.

Em sua fala no evento, durante sua palestra, Wilfred Bruijn, CEO da Anglo American e presidente do Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), disse que a mineração do futuro deve ser "responsável socialmente, ambientalmente e politicamente, além de focada em inovação”, esclareceu.

Quando perguntado sobre o que ele acha sobre o evento, José Fernando, disse que eventos como este são fundamentais para o setor da mineração e que a AMIG não é contra a mineração, muito pelo contrário, “somos a favor de uma mineração feita com responsabilidade, honestidade e de apoio ao desenvolvimento e diversificação econômica na comunidade onde ocorre a atividade minerária”.

A solenidade, também abriu espaço especial para homenagens. Foram feitas homenagens às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da mineração no Brasil. Trabalhos estes, fundamentais para o setor.

13/09 – Prêmio Municípios Mineradores

Ainda durante a EXPOSIBRAM 2022, o presidente da AMIG será o moderador da mesa do Prêmio Municípios Mineradores, junto ao Diretor de Associados e Municípios do IBRAM, Alexandre Mello. A atividade será realizada hoje, 13/09, às 18h, no auditório 2, da exposição.

Sobre a EXPOSIBRAM

Considerada o mais relevante evento setorial da mineração na América Latina, a EXPOSIBRAM reúne a cadeia produtiva da mineração, que participa ativamente. As principais companhias mineradoras com atuação global e nacional, fornecedores de máquinas, equipamentos e serviços são parte importante dessa engrenagem econômica. Além disso, representantes de instituições de pesquisa e universidades, delegações empresariais e governamentais de diversas nações, entidades de classe, empresas e autarquias ligadas ao setor público, executivos e especialistas de vários segmentos se reúnem para a discussão de temas relacionados à indústria mineral nacional e internacional, em um só lugar.

Realizado em paralelo à exposição, o Congresso Brasileiro de Mineração atrai a cada edição mais de 1300 participantes entre especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. A programação conta com palestras, debates, talk shows com temas de contexto político, socioeconômico global, perspectivas para negócios, tecnologia e inovações, meio ambiente, investimentos, entre diversas outras temáticas.