Setor mineral adota medidas contra propagação do coronavírus

Notícias de Mineração Brasil


FOTO REPRODUÇÃO SITE NOTÍCIAS DE MINERAÇÃO - Novo coronavírus Covid-19

As empresas do setor mineral estão tomando atitudes concretas para conter a propagação do coronavírus. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), elas têm buscado manter o nível de produção de minérios – itens essenciais para quase tudo o que é produzido no mundo – de forma segura para os trabalhadores e outras pessoas envolvidas direta ou indiretamente nos processos produtivos.

"Ao mesmo tempo, tomam medidas complementares para preservar a saúde das pessoas, como a implantação do trabalho à distância ou teletrabalho, reuniões em ambiente virtual com recursos audiovisuais em vez de presenciais, redução de deslocamentos pelo Brasil e pelo mundo, entre outras medidas", afirma o Instituto em nota divulgada.

O Ibram disse que também adotou ações semelhantes, tanto que em sua sede e nos escritórios regionais foi decidido o sistema de trabalho home office para diretoria, colaboradores e prestadores de serviços.

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou na quinta-feira (19) um Comitê Setorial de Crise para articular e coordenar medidas da pasta em meio à pandemia global de coronavírus. Entre os objetivos do grupo está "a garantia da prestação dos serviços de energia" e a "preservação da cadeia de produção e suprimento" de petróleo e gás, biocombustíveis e bens minerais.

A direção da unidade da Agência Nacional de Mineração (ANM) no Pará determinou a restrição de atendimento ao público a casos de urgência que serão "avaliados pela gerente regional". A medida consta em ofício editado na terça-feira (17) pela gerente da unidade, Maria do Rosário Miranda Costa, diante do "estado de emergência de saúde pública" devido à pandemia do novo coronavírus, Covid-19.

Mineradoras como Vale, Hydro, CBMM, Anglo American, Coldeco, Equinox Gold dentre muitas outras divulgaram ações para conter o surto que se espalha por diversas partes do mundo.