Reunião com MP para falar sobre o acordo da Vale com o Governo

A AMIG reiterou que não É justo fazer o acordo, referente ao rompimento das barragens, sem ouvir as cidades mineradoras
Para tratar dos acordos, discutidos pelo Ministério Público (MP), sobre a tragédia do rompimento das barragens da mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), e de Fundão, em Mariana (MG), a AMIG se reuniu com o procurador geral do MP, Jarbas Soares Júnior. O encontro aconteceu na última quinta-feira (26/08), na sede do Ministério Público de Minas Gerais (MPGM).

A Associação também levou ao MP a insatisfação dos municípios mineradores pela forma de o Governo do Estado tratou o convênio com a Vale, sem ouvir as cidades que são exploradas e afetadas pela mineração. Esse pleito defendido pela AMIG é justo, pois são os municípios os mais impactados pela atividade mineral e dos mesmos proverão os recursos que a Vale usará na quitação do acordo.

A AMIG apresentou sugestões referentes aos acordos, entre elas viabilizar melhorias na infraestrutura das cidades de forma a torná-las menos dependentes da mineração. 

A entidade também pediu ao MP que ela auxiliasse nas tratativas dos acordos. Na ocasião, a AMIG ainda debateu os impactos da mineração em municípios ligados à atividade.

Representaram a Associação o presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido; o consultor de relacionamentos institucionais; Waldir Salvador; o consultor jurídico, Rogério Moreira. O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, também acompanhou a reunião.