Retorno da Samarco alavanca a criação de mil empregos em diferentes setores

Retorno da Samarco alavanca a criação de mil empregos em diferentes setores

Da Redação | Notícias de Mineração Brasil 

O retorno das atividades da Samarco, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano, movimenta uma extensa cadeia produtiva, abrangendo diversos setores da economia, o que deve criar mil empregos para atender às necessidades da empresa.

Peneiramento - Concentrador 3, Germano 2014 | FOTO: Site Samarco (Fornecedores)


O maior impacto será na região Sul do Espírito Santo, especialmente nos municípios de Anchieta, Guarapari, Piúma e Cachoeiro de Itapemirim, mas também com reflexos na Grande Vitória, chegando até Aracruz, no litoral Norte capixaba.

"Na cadeia produtiva, acreditamos que serão, no mínimo, mil empregos. Algumas empresas já vão começar a contratar técnicos em segurança do trabalho, técnicos em meio ambiente, caldeireiro, mecânico de manutenção, torneiro, motorista, pessoal especializado em Tecnologia da Informação, montador de andaimes, cozinheiro, costureira, pintor e soldador", afirmou Durval Vieira de Freitas, coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

A cadeia de abastecimento para o funcionamento da Samarco, segundo Durval, envolve empresas dos setores metalmecânico; construção civil; transporte e logística; serviços; alimentação e hotelaria.

Marcos Klein, secretário de Desenvolvimento do Estado, avaliou que o retorno das atividades da mineradora após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015, melhora o ambiente de negócios, a perspectiva dos empresários e leva a maiores investimentos.

"Antes de sua paralisação, a Samarco representava 5% do PIB capixaba. É um percentual considerável. O retorno, mesmo que gradual às atividades, significa, inclusive, a redução no desequilíbrio de desenvolvimento econômico da região Sul", disse o secretário.

A Samarco, que vai retornar às atividades com cerca de 26% de sua capacidade de produção, informou que espera ser capaz de produzir, aproximadamente, de sete a oito milhões de toneladas por ano, após a instalação da tecnologia de filtragem, que permitirá o empilhamento de rejeitos a seco.

Seis anos após a emissão da Licença de Operação Corretiva, com o reinício de um segundo concentrador, a mineradora deve produzir entre 14 e 16 milhões de toneladas ao ano.

Contratações
A Samarco disse que também haverá contratação direta, mas que detalhes sobre esse tópico ainda estariam indefinidos. Inclusive a possibilidade de recontratações de ex-funcionários.

A prioridade será para profissionais que concordaram com o acordo coletivo do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado (Sindifer). Mesmo assim, eles irão passar por um processo seletivo antes de serem realocados.

A demanda será por técnicos das áreas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente, bem como caldeireiro, mecânico de manutenção, torneiro, motorista e profissionais de Tecnologia da Informação. As informações são da Tribuna Online.