Produção global de minério de ferro deve crescer pouco na próxima década

Notícias de Mineração Brasil

A produção global de minério de ferro crescerá modestamente ao longo dos anos mesmo com expansões de operações no Brasil e aumento da produção na Índia, diz a empresa de gestão de risco financeiro, soluções e insights Fitch Solutions.


A Fitch estima que a produção global de minério de ferro cresça de 3 bilhões de toneladas este ano para 3,7 bilhões de toneladas até 2029.

Esta é uma taxa média de crescimento de 2% durante a década, o que representa uma desaceleração significativa em relação à taxa de crescimento de 3,4% da década anterior.

No Brasil, o crescimento da produção de minério de ferro se recuperará nos próximos anos após paralisação de operações devido ao colapso de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG) em janeiro do ano passado, devido aos baixos custos operacionais e um sólido pipeline de projetos, disse a Fitch.

O país deve se beneficiar da produção de minério de ferro de alta qualidade, cada vez mais favorecido pelos produtores de aço chineses.

A Fitch espera que a produção de minério de ferro do Brasil aumente de 416 milhões de toneladas este ano para 546 milhões de toneladas até 2029.

Na Austrália, prevê a Fitch Solutions, a produção de minério de ferro deve crescer a uma taxa média anual de 0,7%, em comparação com o crescimento de 9,2% na década anterior.

Isso se deve à desativação das minas pertencentes às mineradoras juniores, enquanto as principais empresas manterão suas metas de crescimento de produção para afastar os produtores de alto custo, diz a empresa.

A produção de minério de ferro da China deverá cair nos próximos anos, à medida que os preços mais baixos do minério de ferro e os regulamentos ambientais mais rígidos forçam o fechamento de operações de alto custo, diz a Fitch Solutions.

A agência observa que a produção do país deve cair de 840 milhões de toneladas este ano para 791 milhões de toneladas em 2029.

As importações de minério de ferro da China também devem desacelerar nos próximos anos, em linha com a desaceleração da produção de aço.

Enquanto isso, o crescimento da produção de minério de ferro da Índia será apoiado pela remoção de impostos de exportação no Orçamento da União para minérios de baixo teor e pela Lei de Regulamentação e Desenvolvimento de Minas e Minerais do país, que simplificará o licenciamento e reabrirá as minas fechadas, diz a Fitch Solutions.

Ele prevê que a produção de minério de ferro do país crescerá de 194 milhões de toneladas este ano para 216 milhões de toneladas em 2029. As informações são da Creamer Media.