Prefeitura de Nova Lima fecha parceria com a Vale para elevar a qualidade da educação do município

a notícia metropolitana
José Cleves

Projeto Educa Bem conta com a consultoria da Falconi e busca aprimorar a gestão escolar, além de aumentar a nota da cidade no Ideb para 7,5 em 2021


Parceria foi assinada dia 22. Foto: Lívia Bastos/PNL

A Prefeitura de Nova Lima e a mineradora Vale formalizaram uma parceria para execução do projeto Educa Bem, iniciativa esta que tem a participação da empresa de consultoria Falconi desde o início em janeiro deste ano.

Voltado para o aprimoramento da gestão escolar e a busca por resultados expressivos na Educação, o projeto tem, dentre as metas principais, o aumento da qualidade do ensino na rede municipal.


O investimento terá, como consequência, a melhora da nota da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que será realizado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2021.

Enquanto o governo federal projetou a nota 7 para Nova Lima na próxima avaliação, a Administração Municipal trabalha para superar a expectativa e alcançar 7,5.

Para o prefeito Vitor Penido, esse é mais um importante legado para a educação da cidade:

“Quando assumimos o governo em 2016, encontramos grandes dificuldades, mas realizamos uma série de ações, como a mudança dos conceitos de letra para notas e a retomada do programa Escola em Tempo Integral; hoje temos orgulho de ver a qualidade da educação em Nova Lima. Sem dúvida nenhuma, o Educa Bem marcará as próximas gerações”, afirma o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Roberta Batista, a suspensão das aulas presenciais trouxe muitos desafios, mas a capacidade de reinvenção da equipe têm feito a diferença:

“Com a pandemia, tivemos de reaprender e adaptar o trabalho pedagógico. Vamos buscar garantir 100% do teletrabalho em Nova Lima. Enquanto outras cidades elaboram atividades gerais por série, na rede municipal de educação, fazemos um monitoramento diferenciado e individual dos estudantes”, ressalta.

PARCERIA

Financiadora da iniciativa, a Vale vê o projeto Educa Bem como um passo importante no novo pacto que a empresa quer construir com a sociedade, como afirma o seu gerente de Reparação e Desenvolvimento , Romário Galter:

“Esse é um investimento em gestão, organização e especialização da gestão pública em educação e coloca Nova Lima, que é um município tradicionalmente minerador, na vanguarda da condução de todo processo educacional e de formação de crianças e adolescentes”, destaca

Galter completa dizendo que este investimento representa um legado importante, visto que a educação é, para a empresa, ” mais eficiente ferramenta de transformação da sociedade”.

Segundo o sócio e head da Unidade de Saúde, Segurança, Educação e Serviços Públicos da Falconi, Vinicius Brum, mais que um trabalho de melhoria da gestão da educação, o projeto deve ser visto com algo absolutamente transformacional:

“Sabemos que quem não mede, não gerencia; e quem não gerencia, não alcança resultados. O que está sendo feito aqui é a construção de bases de sustentação. É um projeto absolutamente estruturante e que vai dar resultados para as próximas gerações”, destaca Brum.

REINVENÇÃO DO TRABALHO

Em função da pandemia, os trabalhos foram readaptados. A própria assinatura do contrato entre a Prefeitura e a Vale, que seria em março, teve de ser adiada. A partir da adoção do teletrabalho, o projeto desenvolveu ferramentas e metodologias para acompanhar o desenvolvimento das atividades em cada escola e seus respectivos resultados.

Pelo aplicativo Dayway, por exemplo, é possível organizar todos os dados por unidade de ensino, séries, percentuais de acerto, dentre outros parâmetros, apontando s questões satisfatórias e o que ainda precisa ser aprimorado.