PF realiza operação contra mineração ilegal que já faturou R$ 8 milhões no interior do ES

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Venda Nova do Imigrante emitidos pela Justiça Federal

Fonte: Folha Vitória

Policiais Federais da Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (DELEMAPH) do Espírito Santo, deflagraram e
9 de fevereiro uma operação policial dedicada a reprimir a mineração ilegal de granito no interior do Estado.

 

São cumpridos dois mandados de busca e apreensão em Venda Nova do Imigrante emitidos pela Justiça Federal.

 

As investigações se iniciaram após a verificação de que uma empresa, sem qualquer licença do IEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) ou autorização de lavra da ANM (Agência Nacional de Mineração), admitiu ter extraído entre os anos de 2018 e 2020 o equivalente a 25 mil metros cúbicos de granito, num valor aproximado de R$ 8 milhões.

 

O objetivo das ações, além do cumprimento das ordens judiciais, é obter novos elementos de provas para interromper suposta ação criminosa dedicada ao cometimento de extração mineral ilegal e usurpação de bens da União.

 

Meio ambiente como prioridade

A Polícia Federal no Espírito Santo tem dado destaque para as investigações que tem os crimes ambientais como pano de fundo. Nos últimos meses, como exemplos, foram realizadas as Operações Ikatere, Thera, Aveas Corpus e Ibirapitanga, operações que tinham por objetivo a repressão aos crimes contra a fauna e a flora.

 

A operação visa outro importante ativo ambiental, os recursos minerais e sua regular e legalizada exploração. Definitivamente os crimes ambientais são prioridade para a Superintendência da Polícia Federal no Espírito Santo e, neste caso, ainda mais, pois o segmento do mármore e granito sabidamente é um dos mais destacados na economia capixaba e ações desta natureza responsabilizam empresas atuando em desacordo com as regras e normas impostas ao setor, beneficiando todas aquelas que prezam pela atuação correta e socialmente responsável.