Nota de esclarescimento

Transbordamento de dique em Nova Lima
Sobre o incidente ocorrido neste dia 08 de janeiro,  em Nova Lima, na Mina de Pau Branco de propriedade da Vallourec, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) destaca que não houve um rompimento de barragem e sim um transbordamento do dique de contenção, ocasionado pelo forte volume de chuva que atingiu a região nos últimos dias. Como informado pela Vallourec, o maciço da barragem continua íntegro, sem problemas estruturais. 

Para a AMIG, o modelo de mineração a seco adotado na Mina de Pau Branco deve ser referência para todas as mineradores do Brasil. O sistema utilizado pela empresa retira a umidade do rejeito, que é empilhado a seco. Isso traz segurança para a operação, para o meio ambiente e para a vizinhança

Essa tecnologia é capaz de suportar longos períodos de chuvas excessivas, como este que estamos vivendo, sem oferecer grandes riscos para o entorno. Lamentamos o ocorrido e reiteramos que ele foi ocasionado por um fenômeno da natureza, e não por uma falha na atividade mineradora.