AMIG e IBRAM mediam acordo do município de Nazareno e a mineradora AMG Brasil

A expectativa é de um acordo que minimize os impactos socioambientais provocados pela atividade de mineração na cidade

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG participou de uma reunião de mediação, entre o município de Nazareno e a mineradora AMG Brasil. A reunião foi realizada no dia 31de março, na sede da entidade e contou com a mediação do consultor de Relações Institucionais e Desenvolvimento Econômico da AMIG, Waldir Salvador e do Diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, Alexandre Mello.

Representando o município de Nazareno estiveram presentes o prefeito municipal, José Heitor Guimarães de Carvalho, a Secretária de Meio Ambiente, Joyce Andrade Nascimento, e a Assessora Especial, Luciana Guadalupe.  Representando a mineradora esteve presente  a equipe composta pelo Gerente Geral de SSMA, João Augusto Dias Silva e a Gerente Geral de Recursos Humanos e Responsabilidade Social, Thaís Guedes, além do representante jurídico da mineradora.

O objetivo da reunião foi dar continuidade às negociações que estão em andamento entre a mineradora e município, que se estende desde novembro de 2018, sobre as compensações socioambientais que a cidade vem pleiteando junto à AMG Brasil pelos impactos que o município tem sofrido com a atividade minerária.

Devido a morosidade da mineradora em atender às solicitações, a prefeitura de Nazareno pediu a intervenção da AMIG no ano passado, para mediar em parceria com o IBRAM um acordo entre as partes.

Em janeiro deste ano, a secretária de Meio Ambiente apresentou quatro planos de ação a título de medidas compensatórias socioambientais para que a empresa possa mitigar os impactos e ainda, promover desenvolvimento da cidade e comunidade local.

DEMANDAS - A primeira demanda apresentada à AMG Brasil foi o aproveitamento do estéril britado no leito das estradas rurais do município para garantir vias seguras à população que mora nessa região e a proporcionar o crescimento da economia local da produção agropecuária. Outra solicitação, trata do asfaltamento do trecho da via LMG 841 e Anel Rodoviário que liga Nazareno à AMG BRASIL, que atualmente se encontra em estrada de terra.

 “Como a AMG já faz a manutenção da estrada, por utilizar a via para o escoamento de sua produção, solicitamos que seja feita a pavimentação para garantir a segurança dos usuários”, explicou o prefeito de Nazareno, José Heitor Guimarães de Carvalho.

A terceira demanda do município está voltada para o meio ambiente, e trata de  compensações ambientais justas, como por exemplo, a criação de um Parque Ecológico e o apoio ao projeto municipal Nazáguas.

Por fim, Nazareno demandou da mineradora investimentos para capacitar a mão de obra local, com o objetivo de suprir o setor mineral da região e da própria AMG Brasil.

Ficou definido uma próxima reunião para conclusão e formalização entre as partes das demandas atendidas pela mineradora à cidade de Nazareno. A expectativa é que a reunião aconteça já  no próximo dia 18 de abril, na sede da prefeitura municipal.