Municípios declaram apoio a projeto de minério de ferro bilionário da SAM em MG

Notícias de Mineração Brasil

Prefeitos de diferentes cidades do norte de Minas Gerais divulgaram carta declarando apoio ao projeto de minério de ferro Bloco 8, da Sul Americana de Metais (SAM), controlada pela chinesa Honbridge Holdings. O documento, assinado pelos prefeitos dos municípios de Fruta de Leite, Grão Mogol, Josenópolis, Padre Carvalho e Salinas, relata ainda a preocupação com a paralisação do processo de licenciamento ambiental do projeto determinada pela Justiça.


O Bloco 8 é um projeto para extração e beneficiamento de minério de ferro oorçado em US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 9,4 bilhões) para produção de aproximadamente 27 milhões de toneladas anuais de minério com 66% de teor de ferro. Além da planta e de uma barragem de água, o projeto prevê um mineroduto, que será construído por empresa terceirizada, para o transporte do minério de Grão Mogol até o Porto Sul, em Ilhéus (BA).

Em janeiro, a Justiça Federal determinou ao Estado de Minas Gerais e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a paralisação dos processos de licenciamento do Bloco 8. A decisão atendeu a pedido da Procuradoria da República (MPF) e do Ministério Pùblico de Minas (MPMG), que questionam a divisão do licenciamento minerário, a cargo do Estado, do processo do mineradotuo, sob responsabilidade da União.

Para os prefeitos que assinaram a carta, é necessária a adoção de medidas para a continuidade do debate administrativo e licenciamento ambiental do projeto "sob pena de novas frustrações e manutenção da situação de baixo desenvolvimento" dos municípíos. O norte de Minas é uma das regiões mais pobres do Estado.

Segundo os signatários do documento, o empreendimento "será um possível polo atrativo de novos investimentos para a região, permitindo não apenas o recebimento de valores públicos diretamente do projeto, mas também prevendo a capacitação de fornecedores e prestadores de serviços da região, a possibilidade de troca de experiência com outros profissionais, o fomento da agricultura familiar, a disponibilização de água para usos múltiplos (principalmente considerando a escassez hídrica sofrida)".

A construção da barragem de água do Rio Vacarias permitirá a disponibilização de água às comunidades locais, com distribuição prevista pelo governo mineiro. A previsão é de que o volume seja suficiente para o abastecimento de mais de 640 mil pessoas por dia. A SAM vai também realizar, em parceria com o governo do estado, um projeto de irrigação de até 950 hectares para apoio à agricultura familiar local.

Em novembro de 2019, os prefeitos já haviam firmado com a empresa um protocolo de cooperação em que estão previstas várias ações para promoção do desenvolvimento regional, com a implantação de centro cultural e de inovação tecnológica, mediação junto à empreendedores chineses para instalação de negócios na região, promoção de intercâmbio acadêmico e profissional com a China, entre outras ações.

A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Bloco 8. Durante a operação, serão 1.100 empregos.