BDMG vai gerir Fundo de Desenvolvimento Econômico de Itatiaiuçu para novos investimentos e diversificação da economia local

Com a iniciativa, banco concederá crédito diferenciado para atrair empresas de segmentos variados

O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Gabriel Viégas Neto, e o prefeito de Itatiaiuçu, Adelcio Rosa de Morais, assinaram nesta segunda-feira (2/10) convênio para a gestão do Fundo de Desenvolvimento Econômico, criado pela gestão municipal, que tem por objetivo incentivar a diversificação da economia da cidade. Com o aporte de R$ 30 milhões a ser feito pela prefeitura, o banco poderá triplicar esse valor em oferta de financiamento com condições muito competitivas. O diretor de atração de investimentos da Invest Minas, Ronaldo Barquette, também participou da reunião de assinatura.

Para atrair investimentos de outros setores para Itatiaiuçu, que hoje tem na mineração sua principal fonte de arrecadação, a gestão do fundo vai permitir ao banco oferecer às empresas com faturamento bruto anual acima de R$ 16 milhões crédito em condições especiais: taxa Selic, carência de até 24 meses sendo o prazo total de pagamento de até oito anos.

“Com a criação do Fundo de Desenvolvimento para atrair médias e grandes empresas para Itatiaiuçu, ampliamos o nosso apoio aos municípios mineiros. Além do financiamento de projetos, agora também apoiaremos a atração de investimentos estratégicos para a cidade. Além disso, com essa iniciativa, será possível expandir e atender outros municípios interessados que também buscam diversificar a atividade econômica”, explica o presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto.

De acordo com o prefeito de Itatiaiuçu, Adelcio Rosa de Morais, esse marco sinaliza uma forma organizada e estratégica de preparar a cidade para um futuro sustentável, com o fim da atividade minerária. “Essa nova frente vai se juntar às demais políticas públicas já implementadas, por meio do Itatiaiuçu Conecta – Programa de Desenvolvimento Econômico, lançado em maio deste ano e torná-la mais competitiva, fortalecendo a nossa economia, ainda tão dependente dos royalties da mineração”, afirma.

Os novos investimentos também deverão ampliar a disponibilidade de vagas de emprego na cidade, uma vez que as empresas que buscarem o financiamento deverão utilizar mão de obra local e ter capacidade de geração de empregos diretos e indiretos no município.

Para o diretor da Invest Minas, “os municípios, como destino final dos empreendimentos, são fundamentais para o processo de atração de investimentos, por isso, precisam estar em consonância com as políticas públicas do Estado. A iniciativa de criação desse fundo é um grande diferencial e que certamente irá atrair a atenção de investidores de diversas outras cadeias produtivas, promovendo a geração de empregos e o desenvolvimento local”, ressalta Ronaldo Alexandre Barquette.

Sobre o Programa Itatiaiuçu Conecta

O Itatiaiuçu Conecta está trabalhando na atração de novos negócios para o município e na consolidação de negócios existentes na cidade, por meio de políticas públicas de fomento inteligentes e estratégicas que estão tornando a cidade altamente competitiva e atrativa para empresas de segmentos variados. Um trabalho totalmente embasado em estudos e pesquisas que conta com o apoio de uma equipe de consultores do Instituto Pró-Città, instituição que está auxiliando o município em todo o processo de tomada de decisões.

Entre as iniciativas, destacam-se, ainda, a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, responsável pela integração da gestão pública e por descentralizar a tomada de decisão, por parte da administração pública. Já está em operação na cidade, o licenciamento ambiental de empreendimentos municipalizado até a classe 4 e um Plano Diretor que passou por uma leitura técnica minuciosa, e que oferece a segurança que as empresas necessitam para se instalarem na cidade. A gestão pública criou também um sistema municipalizado e pioneiro que reúne áreas e/ou imóveis disponíveis na cidade, com características ideais para se tornarem sede de novos negócios. Além disso, a prefeitura adquiriu um terreno para implantação do primeiro condomínio empresarial da cidade, com cerca de 370 mil metros quadrados, localizado às margens da rodovia 381, que vai reunir os mais variados tipos de negócios.