Itatiaiuçu amplia diálogo com mineradoras em atividade no município em favor da nova política de desenvolvimento econômico local

Encontro foi realizado dia 14 de junho, na sede do IBRAM em Belo Horizonte, e contou com a presença do prefeito em exercício Romer Soares das Chagas, parte do seu secretariado, equipe de consultores do Pró-Città e representantes da ArcelorMittal, Minerit
No último dia 14 de junho, o prefeito em exercício Romer Soares das Chagas, parte do seu secretariado e equipe de consultores do Pró-Città se reuniu com representantes da ArcelorMittal, Minerita – Minérios Itaúna Ltda e Usiminas, na sede do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração). A administração pública foi convidada para participar do encontro, juntamente com a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), pelo diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Alexandre Mello.
A reunião teve como objetivo ampliar o diálogo com as mineradoras em atividade na cidade, tornando-as parceiras e comprometidas com a nova política de desenvolvimento econômico local. Durante a reunião, foram apresentadas as propostas a serem implementas no Programa de Desenvolvimento Econômico de Itatiaiuçu que está em construção e com lançamento previsto ainda para este ano. 

Segundo o prefeito em exercício Romer Soares das Chagas, a atual gestão está trabalhando na preparação da cidade para receber novos empreendimentos ao desenvolver políticas públicas que irão contribuir para a criação de um ambiente favorável para a atração de novos negócios. E, assim, diminuir a dependência econômica do município da atividade minerária. “Para que tudo isso tenha êxito, necessitamos do engajamento das mineradoras em todo o processo que irá atuar, entre outras frentes, na diversificação econômica a partir do segmento minerário, trazendo para a cidade negócios ligados à cadeia produtiva da mineração”, afirma.

Em seu discurso, o diretor geral da ArcelorMittal, Wagner Barbosa, ressaltou a importância da ampliação do relacionamento entre o setor e o poder público. “A gente percebe o cuidado que a administração pública tem com o município, por isso, queremos parabenizar a atual gestão pela abertura desse canal e expor o nosso compromisso com o Programa, pois temos todo interesse no desenvolvimento sustentável da região”, afirma.

Para o diretor da Minerita – Minérios Itaúna Ltda, Gustavo Freitas, mineradora inserida na região desde o início dos anos de 1980, para que a qualidade de vida da população, que é uma marca registrada da cidade seja mantida, o processo de independência econômica local é fundamental. “Por isso, nos colocamos à disposição para conhecermos melhor as ações a serem implementadas e ajudarmos no que for necessário para o êxito do Programa”.
Segundo o analista de Sustentabilidade da Usiminas, Guilherme Pimenta Resende, um diálogo amplo e duradouro é realmente o melhor caminho para resultados positivos tanto para o poder público, quanto para a iniciativa privada e a população. “A sustentabilidade é um processo que, sem dúvidas, precisar ser construído juntos, por isso, nos colocamos à disposição”, afirma.