Inauguração galeria dos ex-presidentes

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) eterniza as gestões que atuaram em prol de uma atividade mineral mais justa

Como forma de homenagear os ex-presidentes da entidade que contribuíram para as conquistas dos municípios mineradores, a AMIG reservou em sua sede, localizada em Belo Horizonte (MG), um espaço ocupado por 11 fotos daqueles que estiveram à frente da Associação. A galeria foi inaugurada em 30 de novembro na presença do atual presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG), José Fernando Aparecido de Oliveira, também participaram funcionários, afiliados, ex-presidentes e seus representantes.

Durante a cerimônia, a gerente administrativa da entidade, Stael Gomes, relembrou as conquistas da Associação, fundada em 1989. “Graças a dedicação e ao empenho de todos que passaram pela AMIG, ao quadro de funcionários e consultores, que é pequeno, mas comprometido, hoje temos como associados os maiores municípios mineradores do país e nossas perspectivas são muito boas”, disse Stael.

O presidente da AMIG fez questão de exaltar o trabalho realizado por seus antecessores, para ele, a celebração é de extrema importância para agradecer e eternizar o empenho de todas as gestões. Para José Fernando, os esforços de cada ex-presidente possibilitaram a continuidade da busca por uma mineração mais justa. “Um passado sem memória é como um corpo sem alma, carregando a memória construiremos bases sólidas para o futuro. É por causa das nossas raízes que conseguimos avançar nos trabalhos para os municípios”, afirmou. 

Vitor Penido, presidente de honra da entidade e um dos fundadores da Associação, recebeu uma placa como forma de homenageá-lo por sua dedicação e seriedade aos municípios mineradores e afetados pela atividade.

Em seu mandato, Vitor pleiteou várias conquistas e anseios a duras penas, sem o apoio do Governo dos Estados. “A mineração é uma das maiores riquezas do nosso país e, lamentavelmente, as autoridades não interessavam-se em fiscalizá-la.  Me marcou muito conseguirmos o direito aos royalties da mineração, a AMIG foi criada respeitando as mineradoras e a atividade, sem deixar de lutar pela receita de recursos extraídos do nosso solo”, lembrou.

José de Freitas Cordeiro, conhecido como Zelinho, um dos ex-presidentes, fez um pronunciamento em nome de todos líderes antecessores. Em suas palavras, mostrou como os antigos presidenciáveis e seus representantes estavam orgulhosos do alcance nacional que a entidade conquistou ao longo dos anos, além de explicitar a importância dos funcionários nesse processo de crescimento.

Para Zelinho ainda há muito que ser feito para alcançar uma relação justa entre municípios e o setor privado, um cenário, que na visão dele, torna a atuação da AMIG imprescindível. “Nós temos que continuar lutando, um dos nossos desafios é a existência de uma dívida enorme das mineradoras com as cidades por débitos indevidos na base de cálculo da CFEM”.

A Associação agradece a todos os presidenciáveis que passaram pela entidade, Vitor Penido de Barros, Olimpio Pires Guerra, Ronaldes Gonçalves Marques, Raul Messias Franco, Jackson Alberto de Pinho Tavares, Waldir Silva Salvador de Oliveira, Antonio do Carmo Neto, Antonio Eduardo Martins, Celso Cota Neto, José de Freitas Cordeiro e Arthur Maia Amaral.