ICLEI América do Sul promove I Encontro Regional de Minas Gerais

A Conferência tem como tema \\\\\\\"Desenvolvimento Sustentável na Reconversão de Territórios\\\\\\\" e será realizada de 1 a 4 de junho em Belo Horizonte e Nova Lima. Inscrições já estão abertas

É a primeira vez que o ICLEI América do Sul promove um encontro regional no Estado de Minas Gerais. E diante de tamanha receptividade mineira, foram escolhidas duas cidades para sediar o evento. Nos dias 1 e 2 de junho é Belo Horizonte que abriga a conferência, dentro do 37º Congresso Mineiro de Municípios, no Expominas. Depois disso, a sede passa a ser a Fundação Dom Cabral, em Nova Lima. Sendo que no último, 04/06, os participantes serão mobilizados em torno do tema Ecoturismo, tendo a oportunidade de estar em contato direto com a pauta por meio de uma visita ao Distrito de São Sebastião de Águas Claras, popularmente conhecido como Macacos. Antes, o Cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown, fará uma palestra sobre o tópico.

O maior objetivo do “I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais - Desenvolvimento Sustentável na Reconversão de Territórios” é promover discussões de alto nível, que fomentem o compartilhamento de boas práticas, a apresentação de experiências bem-sucedidas e de lições aprendidas de projetos e outras ações implementadas nas regiões. Assim, o Encontro visa à promoção de intercâmbio entre órgãos e entidades da administração pública, sociedade civil, entidades não governamentais, empresas, universidades e grupos de representação como as juventudes.

A Plenária “Desenvolvimento de Baixo Carbono”, que abre o evento, é uma das atividades já confirmadas. Na oportunidade, serão apresentados o Plano de Conformidade Climática do Estado, as prioridades do Reino Unido em relação à agenda net-zero e a campanha Race to Zero atrelada a um plano de inovação em Minas Gerais. Outra sessão que também já está confirmada é a de Diversificação Econômica e Reconversão de Territórios, pauta tema do I Encontro de Minas Gerais, além de práticas que utilizaram Soluções Baseadas na Natureza para problemas urbanos.

A inscrição do Encontro deverá ser realizada através deste link para os dias 01 e 02 de junho, e neste link para os dias 03 e 04 de junho.

No dia 03/06 às 16h30, teremos treinamentos relacionados à Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis (OICS). Para escolher qual treinamento deseja participar, basta preencher este formulário.

 

Outras Florestas

Um dos pontos altos do Encontro é o encerramento: uma aula show com Gilberto Gil e participação especial de Benki Ashaninka, liderança indígena, representante político e xamânico do povo Ashaninka, cuja tribo está localizada no Acre. O trabalho dele é reconhecido internacionalmente e junto com seu povo foi o responsável pelo plantio de mais de dois milhões de árvores na Amazônia. A apresentação da dupla está marcada para o último dia do evento no Grande Teatro Palácio das Artes.

O evento contará ainda com a abertura da exposição Povos Originários do fotógrafo Ricardo Stuckert, que permanecerá aberta ao público até o dia 13 de junho. Ambas as iniciativas terão uma apresentação única no Brasil e toda a verba arrecadada será destinada aos custos do evento e para ações de plantio e educação ambiental nas periferias de Belo Horizonte.

O projeto Outras Florestas propõe fazer de Belo Horizonte uma cidade comprometida com as causas ambientais utilizando a cultura como elemento de transformação social e combate às desigualdades. Além do ICLEI América do Sul, também apoiam o projeto da ONG Contato o Instituto Yorenka Tasorentsi (Acre) e empresas de turismo de Belo Horizonte.

Clique aqui para mais informações e ingressos.

 

Parcerias 

O I Encontro Regional ICLEI Minas Gerais é realizado pelo ICLEI América do Sul e pela Prefeitura de Nova Lima, com correalização do Sebrae. Conta com o patrocínio da MRV, empresa parceira do ICLEI em 2022, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Governo de Minas Gerais, UrbBrasil, Consulado Britânico, Anglo American, Projeto Estadual de Reconversão Produtiva em Territórios Minerados e Novo Olhar Sustentabilidade, que irá calcular as emissões de gases de efeito estufa do encontro e compensar por meio de plantio de mudas. Essa parceria para a Certificação Evento CO2 Free já ocorreu durante o I Encontro Nacional do ICLEI Brasil, realizado em março, no Recife, e deverá se repetir nos próximos encontros regionais do ICLEI.

O Encontro também conta com o apoio institucional da Fundação Dom Cabral, MCR2030, Race to Zero, Race to Resilience, IBRAM, Instituto Espinhaço, Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GCoM), Fundação Konrad Adenauer (KAS-Brasil), CDP Latin America, AMIG e Catapult. Os outros apoiadores são: APL, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional), UICN Apoio Institucional (União Internacional para Conservação da Natureza), Interact Bio e Anamma (Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente).