Guia “Panorama da Mineração em Minas Gerais é lançado

Nesta segunda-feira, 08 de agosto, foi lançado pelo Instituto Brasileiro de Mineração, pelo Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais e pelo Sindicato Nacional da Indústria da Extração do Ferro e Metais Básicos (Sinferbase), o livro “Panorama da Mineração em Minas Gerais. O documento, que consolida bases técnicas, científicas, econômicas, sociais e históricas sobre a mineração, é um trabalho inédito, com dados oficiais compilados e analisados pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE). O guia é relevante para se compreender as contribuições da atividade mineral à formação e à evolução do mais importante Estado minerador do Brasil.

“O Panorama é um vigoroso trabalho realizado pela FGV com supervisão e colaboração das Entidades do setor mineral. É um marco para que o verdadeiro papel da mineração empresarial seja conhecido a fundo, com detalhamento técnico e referências históricas. Daqui para frente, debater a mineração será algo muito mais relevante, sendo impossível minimizar a importância das contribuições decisivas deste segmento empresarial para a população de Minas Gerais e do Brasil, diz José Fernando Coura, Diretor-Presidente do IBRAM, do Sindiextra e do Sinferbase.

O estudo aponta que 66% da produção de minério de ferro do Brasil estão concentradas em Minas, que também é responsável por 45% do ouro extraído no país. Cinquenta por cento das exportações de produtos minerais do estado são de minério e, desse montante, 99% são de minério de ferro. “O estudo é muito rico e mostra o retrato do setor e suas várias dimensões, não somente a econômica, garante Maria Alice Lemos, diretora de gestão acadêmica da FGV.

Crédito da foto: Site IBRAM