Filiados da AMIG se destacam em premiação por gestão e boas práticas

Foram oito categorias para evidenciar o trabalho que os municípios que têm a mineração como principal atividade econômica vem desenvolvendo

Na primeira edição do Prêmio Municípios Mineradores, realizado pelo Instituo Brasileiro de Mineração (IBRAM), em parceria com a OSCIP, Agenda Pública, quatro municípios mineradores filiados da AMIG foram premiados. A solenidade para anúncio dos vencedores e entrega dos prêmios foi realizada no Ministério de Minas e Energia (MME), idealizador do prêmio, em 7 de junho.

São Gonçalo do Rio Abaixo (MG) mereceu destaque durante o evento por ter sido finalista em seis das oito categorias, levando o prêmio nas categorias Proteção Social e Meio Ambiente, além do prêmio por menção honrosa por ser finalista nas categorias de Saúde, Educação, Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico. O prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho) ressaltou que o prêmio foi o reconhecimento aos que realmente trabalham pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas que vivem nas cidades mineradoras. Para ele, “o importante é fazer uma administração com responsabilidade e bom uso dos benefícios da mineração, visando a sustentabilidade”.



Canaã dos Carajás (PA), foi destaque nas categorias de Saúde e Infraestrutura
e foi finalista no quesito Desenvolvimento Econômico. A prefeita Josemira Gadelha dedicou os prêmios de forma especial à toda a equipe de saúde que se dedicou, se desdobrou na linha de frente da pandemia, a toda equipe de governo, e aos moradores de Canaã. “Nossa população está presente em nossa gestão de forma participativa e tem nos ajudado na tarefa de transformar nossa cidade como referência em qualidade de vida”, destacou a prefeita, ao discursar.

Catas Altas foi a vencedora na categoria de Desenvolvimento Econômico. Para o prefeito Saulo Ramos, esse reconhecimento é muito importante para a cidade, que além de ser um município minerário, é uma cidade aconchegante e turística, onde se encontra o Santuário do Caraça, a fabricação de vinhos, que começou com a técnica ensinada pelo padre português, Monsenhor Manoel Mendes Pereira de Vasconcelos. “Estamos buscando alternativas econômicas para nossa cidade e contamos com os nossos funcionários e o apoio da população para nos desenvolvermos.

Itabira levou o prêmio de Gestão, disputado com outras duas filiadas da AMIG: Paracatu e Santa Bárbara. O prefeito Marco Antônio Lage agradeceu a premiação e dividiu a honraria com toda população itabirana e servidores municipais. “Um orgulho pessoal, mas, mais do que isso, é um prêmio que pertence aos funcionários da Prefeitura de Itabira e à população itabirana. Logo que assumimos, nós procuramos a Vale e apresentamos a proposta de um planejamento construído em forma de cogestão, que prepare Itabira para um futuro sustentável. Uma jornada de gestão qualificada e voltada para a sustentabilidade, com responsabilidade e construção de legados”, discursou o prefeito.

Também foram finalistas do prêmio, os municípios filiados da AMIG: Paracatu (MG) e Santa Bárbara (MG), na categoria Gestão; Conceição do Mato Dentro (MG) e Itatiaiuçu (MG), na categoria Meio Ambiente. Itatiaiuçu também foi finalista na categoria Finanças Públicas, concorrendo com Brumadinho (MG).

Os prêmios das Categorias de Educação e Finanças Públicas ficaram para os municípios goianos Alto Horizonte e Ouvidor, respectivamente.

Para o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann,, a mineração sustentável proporciona qualidade de vida às pessoas. “Se temos mineração sustentável, que respeita o meio ambiente, que tenha ampla licença social e ambiental, estamos contribuindo para a qualidade de vida de maneira direta e muito concreta. Por isso esse prêmio que aqui nos une é muito importante”, disse.

 

Os critérios

 

Foram 24 práticas finalistas, avaliadas pela Agenda Pública, a partir de um banco de dados com 40 indicadores. Foram comparados os desempenhos de 200 municípios com maior presença da mineração em todo o Brasil. As finalistas também foram validadas pelo comitê de seleção, formado por especialistas em políticas públicas, para chegar às oito premiações, uma para cada categoria de política pública.
Participaram da premiação municípios com índices de arrecadação do imposto pago pela atividade de mineração, a Compensação Financeira Pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), iguais ou maiores a 5% da sua receita em 2021.
Para o ministro de Minas e Energia,  Adolfo Sachsida o prêmio é o exemplo de que mineração e sustentabilidade ambiental andam juntas. “É uma agenda que irei fortalecer no ministério. A mineração verde, sustentável e, acima de tudo: melhores marcos legais, mais segurança jurídica, previsibilidade, sustentabilidade e força no investimento privado. Vamos colocar o Brasil no caminho da prosperidade. O Brasil é o grande porto seguro para o investimento no mundo”, afirmou.

 

 


Participaram da cerimônia de premiação o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Pedro Paulo Dias Mesquita e o presidente da Agenda Pública, Sérgio Andrade.

 

 

As cidades vencedoras:

Proteção Social - São Gonçalo do Rio Abaixo (MG);
Meio Ambiente - São Gonçalo do Rio Abaixo (MG);
Crescimento Econômico - Catas Altas (MG);
Gestão pública - Itabira (MG);
Infraestrutura - Canaã dos Carajás (PA);
Saúde - Canaã dos Carajás (PA);
Educação - Alto Horizonte (GO).