Diversificar a economia e reduzir a dependência financeira dos municípios com a mineração

IBRAM e AMIG assinaram protocolo de intenções junto ao município de Nova Lima (MG)

Devido a finitude das jazidas é necessário preparar territórios minerados e afetados pelo setor para a exaustão, garantindo ao município saúde social, econômica e ambiental. Com o objetivo de proporcionar essa segurança às cidades o protocolo de intenções para fomentar a diversificação econômica foi firmado pela Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) e pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, as entidades assinaram, na sede do IBRAM, o protocolo junto à prefeitura de Nova Lima (MG), o primeiro município a integrar o projeto.

A iniciativa está ligada a uma bandeira que a AMIG defende há anos um planejamento para evitar a dependência econômica deve ser feito o quanto antes, preferencialmente assim que os empreendimentos minerais iniciam suas atividades. 

Para José Fernando Aparecido de Oliveira, presidente da Associação, o Instituto Brasileiro está bem qualificado tecnicamente para atuar no acordo. “Agora, mais do que nunca, essa visão integradora do IBRAM é necessária, visto que muitos territórios já beiram a exaustão.  Essa forma de trabalho da entidade agrega justamente o tripé da mineração, que inclui a segurança, a diversificação econômica e sustentabilidade”, disse.

Para garantir o sucesso do planejamento é necessário o engajamento da população local, segundo o presidente do IBRAM Flávio Penido. “O envolvimento da comunidade ajudará o projeto a ter sequência independente de qual prefeito ocupe o cargo. Ao falar de comunidade me refiro ao poder legislativo, poder executivo e principalmente os cidadãos”.

 Prefeito João Marcelo assina protocolo
Prefeito de Nova Lima (MG), João Marcelo, assina protocolo no IBRAM

NOVA LIMA

A cidade é referência nacional em diversificar a economia, além do trabalho da gestão municipal para atrair novos investidores, o município possui uma localização privilegiada, próxima a região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Mesmo com a gama de setores, o município ainda é muito dependente do extrativismo que além da CFEM, gera empregos e como consequência renda municipal. Os projetos e ações já iniciadas serão impulsionadas por meio do acordo.

Atualmente com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Minas Gerais e uma das maiores rendas per capta do país, o município quer manter esses índices quando a exaustão vier. “O empenho pode colocar Nova Lima como um case de sucesso nacional e até internacional, pois poucos países conseguiram estabilidade econômica com o fim da atividade em seus territórios”, afirmou o consultor de relações institucionais da AMIG, Waldir Salvador.

Na cerimônia de assinatura, João Marcelo Dieguez Pereira, prefeito de Nova Lima, lembrou que antes de designar as áreas de estímulo para desenvolvimento, foram levantados os nichos com maior potencial de crescimento. “A equipe da prefeitura identificou as vocações que poderiam ser desenvolvidas ao longo do tempo, como é o caso do complexo imobiliário da Lagoa dos Ingleses, biotecnologia, saúde e negócios digitais, além das vocações naturais, como o ecoturismo. Também enxergamos o processo de diversificação a partir da cadeia produtiva da mineração”, disse.