Discurso do prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo no dia de Tiradentes

Cerimônia aconteceu na primeira na Praça Tiradentes e no Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop).

SO evento em homenagem ao mártir da Incofidência Mineira contou com a participação de diversas autoridades, entre elas  o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema. No momento do discurso do chefe do executivo de Ouro Preto, Angelo Oswaldo cortejou a liberdade e a justiça, além de abordar a situação da atividade mineral na atualidade.


Discurso na íntegra:

"Senhor Governador do Estado de Minas Gerais,
Senhoras e Senhores,

Sejam todas e todos muito bem vindos à capital da saudade, da beleza e da esperança, como a chamou Alceu Amoroso Lima.

Há exatos 70 anos, o governador Juscelino Kubitschek presidia a primeira cerimônia na qual, desde então, Minas Gerais celebra, em Ouro Preto, o Dia do Tiradentes e dos conjurados de 1789. A dimensão nacional da Inconfidência Mineira, cujas projeções a situam, de modo relevante, no contexto dos movimentos libertários das Américas, motivou o estadista de Brasília a estabelecer o rito que aqui parcialmente se renova. As restrições decorrentes do combate à pandemia não disfarçam as dificuldades que ora cercam os atos de poder que pretendam alcançar uma praça pública.

Minguado o ritual, não deixaremos reduzir-se ou apequenar-se o sentimento com que Ouro Preto e Minas Gerais evocam o exemplo de Tiradentes e os sonhos dos conspiradores. Em especial neste bicentenário da independência do Brasil, alcançada 30 anos depois da morte do Alferes e do degredo dos demais protagonistas, a figura clara e altiva do herói e o sofrimento dos exilados fazem-se sentir de forma ainda mais intensa.

É com este sentimento, que vibra nas pedras de Ouro Preto e faz bater forte o coração, que reafirmamos a crença na liberdade, na justiça e na democracia. O arbítrio e a ignorância não podem prevalecer. Os ideais republicanos não serão ultrajados. Os brasileiros, com o espírito dos mineiros de 1789 – mesmo ano em que a Revolução Francesa assombrou o mundo –, estarão sempre prontos para corrigir o rumo da História e recuperar a caminhada que começa nestas ladeiras insurgentes.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, reaviva em nós a consciência democrática. A primeira universidade do Brasil foi imaginada aqui, e de novo sonhamos com o ressurgimento da universidade. As primeiras manifestações genuínas da nossa cultura, tal como faz cem anos reconheceram os modernistas pioneiros, brotaram aqui, e voltamos com o mesmo ímpeto a buscar a liberdade de expressão. Os valores da contribuição africana aqui se impuseram e com eles queremos eliminar os preconceitos que infestam o país. Os primeiros torturados e martirizados da independência aqui se rebelaram, e desejamos reafirmar na origem o nosso irredentismo.

Senhor Governador do Estado,

Ouro Preto tem sofrido as mais profundas perdas com as injustiças da atividade mineradora, o baque econômico da pandemia e as recentes chuvas desastrosas do longo verão. Os pleitos da velha metrópole de Minas são do pleno conhecimento de Vossa Excelência. Aguardamos assim a atenção que a História recomenda seja conferida à cidade monumento nacional e patrimônio mundial. É um símbolo de Minas Gerais que demanda apoio e cuidado.

Que esta vinda a Ouro Preto, Senhor Governador, o retempere no compromisso com a causa democrática e com o apelo desta cidade síntese de Minas.

Senhoras e Senhores,

Ouro Preto escancara todas as faces da História. O ouro nos deixou o barroco, mas o ciclo do ferro nos condena ao barraco e nos afoga no barro. Interesses e obstáculos econômicos e o obscurantismo político não devem prevalecer sobre as aspirações da sociedade. Tiradentes nos legou essa capacidade de resistência à opressão e de indignação ao império da estupidez. Faz 180 anos, Teófilo Ottoni chegou preso a Ouro Preto e o povo cercou a cadeia na tentativa de liberta-lo. Meio século após a execução de Tiradentes, o líder da Revolução Liberal de 1842 restaurava o ideário da Inconfidência. Hoje como ontem, seguimos o rumo traçado por Tiradentes, Teófilo Otoni e Juscelino Kubitschek.

Há poucos momentos, Ouro Preto saía em procissão para renovar a fé. Que as celebrações da Inconfidência Mineira nos tornem cidadãs e cidadãos renovados na esperança. Temos a certeza de que não há outra via senão aquela que dá continuidade à vocação de Minas para a liberdade e nos conduz a todos ao destino democrático do Brasil.

Viva o Tiradentes!
Muito obrigado".