Dia mundial do Meio Ambiente

Desenvolvimento econômico e preservação ambiental podem andar juntos
Hoje é comemorado o dia mundial do Meio Ambiente, instituído com o objetivo de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural e de criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta.

Muitos culpam o desenvolvimento econômico pelas mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade. No entanto, hoje já sabemos que é possível conciliar essas duas pautas e promover um desenvolvimento econômico sustentável das cidades.

A mineração sustentável é um conceito bastante discutido na atualidade e apoiado pela AMIG, visto que a atividade minerária é de extrema importância para o Brasil e é responsável por milhares de empregos no país, além de ter apresentado um crescimento de 15% no primeiro trimestre de 2021 (Ibram), à frente de vários outros setores.

A cidade de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, está se tornando referência nacional na mineração sustentável. No último ano, o prefeito da cidade, Cássio Magnani, assinou o decreto para a criação de quatro Unidades de Conservação na categoria "Monumentos Naturais", sendo elas: o Morro do Pires, o Morro do Elefante, a Serra da Calçada e a Serra do Souza.

Com essa ação, a Administração Municipal vai ao encontro de uma antiga e incansável reivindicação dos ambientalistas, dos defensores da natureza e da população nova-limense. Além da questão da preservação, segundo o prefeito Cássio Magnani, “também temos a intenção de fazer dessas regiões áreas de pesquisa que possam contribuir para o desenvolvimento da sustentabilidade”.

Ações como essa estão sendo desenvolvidas ao longo dos anos, segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Nova Lima, mas ainda não há a repercussão esperada dos projetos.

Por isso, hoje além de chamar a atenção da população sobre a importância da preservação ambiental, queremos mostrar os bons exemplos e lembrar que é possível crescer resp
eitando a natureza!