Deputado convida presidente da Amig para debater acordo na Comissão de Minas e Energia na próxima segunda

Deputado convida presidente da Amig para debater acordo na Comissão de Minas e Energia na próxima segunda
O deputado estadual Bernardo Mucida, vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Assembleia, convidou o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (Amig) e prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira, para debater a reparação dos prejuízos econômicos das cidades mineradoras do estado. 

A reunião é uma audiência com convidados, promovida pela Comissão de Minas e Energia às 14h da próxima segunda-feira (21). Segundo o parlamentar, o encontro tem o objetivo de promover a união de todos os municípios mineradores em prol da inclusão no acordo judicial para reparação integral relativa ao rompimento da barragem da Vale em Brumadinho. 

“Conceição do Mato Dentro é atualmente um dos principais municípios mineradores do Brasil e o seu prefeito, José Fernando, tem um grande entendimento sobre todas as dimensões da área da mineração, tanto por comandar a cidade e a Amig, quanto por ter sido deputado federal e conhecer muito bem a legislação do setor”, aponta Bernardo Mucida.

Ainda de acordo com o deputado, a Vale é a principal mineradora do país e sua atuação tem repercussões econômicas em muitos municípios mineradores, que se tornam dependentes deste tipo de economia, baseada em uma atividade não renovável. A intenção é que estas cidades tenham representatividade dentro da Comissão de Minas e Energia, por meio da Amig.  

“Do ponto de vista Legislativo, além da oportunidade de obtermos sugestões para melhorar a legislação em torno da mineração, José Fernando também poderá expor seu ponto de vista a respeito do acordo celebrado pelo Governo do Estado com a Vale, que vem sendo discutido na Assembleia”, concluiu o deputado.