Curso de Gestão Ambiental Municipal é promovido pela AMIG

Como parte das atividades realizadas pelo novo serviço de Licenciamento Ambiental, a AMIG realizou nos dias 17 e 18 de outubro na sede da instituição, o curso de Gestão Ambiental Municipal. Com o tema “Como fazer licenciamento ambiental no âmbito municipal”, a capacitação para os gestores dos municípios associados abordou o papel das Prefeituras no processo de licenciamento, as legislações a nível federal e estadual, além de procedimentos importantes para realizar uma gestão mais eficaz. A atividade foi em parceria com o Instituto G4.

O presidente da AMIG, Vitor Penido recebeu os participantes e ressaltou a importância do encontro, uma vez que o licenciamento a nível ambiental é uma responsabilidade que aos poucos será inserida no âmbito do município. "A atividade reflete o cuidado da instituição em oferecer auxílio em questões importantes". O consultor da AMIG, Danilo Vieira pontuou diversos problemas para municipalização da gestão ambiental. “Sabemos das dificuldades que as cidades encontram nesse sentido, problemas de estrutura, de pessoal qualificado, de recursos e sistemas, mas buscamos orientar os municípios para que haja melhor eficiência na gestão”.

O curso foi ministrado por Leonardo Sorbliny, advogado especialista em gestão ambiental e analista ambiental na Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM) da Zona da Mata que fez um balanço positivo do curso. “Quero parabenizar a associação por essa iniciativa. O curso foi extremamente proveitoso e os servidores puderam conhecer mais a legislação e entender a sua função no contexto do licenciamento, ressaltamos a necessidade de procedimentos e como eles podem ser inseridos no dia a dia, de acordo com as especificidades de cada localizada", explica.