AMIG tem novo consultor de meio ambiente

Thiago Metzker chega à entidade para somar esforços na promoção do protagonismo dos municípios mineradores e afetados


Thiago Metzker é novo consultor de meio ambiente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG). Biólogo pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre e doutor em Ecologia, Conservação e Manejo (ECMVS) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Thiago atua há mais de 17 anos com atividades de coordenação, planejamento territorial, socioambiental e energias renováveis em todo o país.

Engajado por natureza com a agenda climática e da restauração florestal, ele também é conselheiro do Conselho Regional de Biologia CRBio-04, do Pacto para Restauração da Mata Atlântica, além de ser diretor do Grupo MYR, empresa especializada em projetos sustentáveis, e do IBAM - Instituto Bem Ambiental.

Como consultor de meio ambiente da AMIG, Thiago assume o compromisso de colaborar para o protagonismo e empoderamento dos municípios mineradores. “Vamos trabalhar com as agendas voltadas para a capacitação dos municípios, de forma contínua, para que eles tenham conhecimento e domínio de seus territórios e, assim, poderem monitorar detalhes imprescindíveis da atividade mineral como processos e tempo de lavra, pesquisa mineral, decretos e licenciamentos em andamento”, explica.

O especialista ressalta a importância da transparência na relação mineradora-município. “As empresas precisam entender que o minério não é delas. Elas têm uma concessão que é dada a nível nacional, no qual a riqueza geológica é concedida e o impacto disso é grande para as cidades, para a sociedade e o meio ambiente. Somente as compensações financeiras podem, realmente, ajudar os municípios a terem mecanismos para mitigar e reduzir essas sequelas. Para isso, os gestores precisam ter conhecimento para atuar e fiscalizar”, alerta.

Thiago Metzker pontua que a agenda ESG (sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa) também entrará na pauta. “Temos visto relatórios de sustentabilidade das grandes mineradoras elaborados de forma pomposa e requintada, porém, papel aceita tudo.  Queremos evidências e materialidade”, enfatiza.

Segundo o presidente da AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira, a chegada de Thiago Metzker no time de consultores da AMIG foi em um momento oportuno. “O Brasil passa pelo pior momento na relação mineração-municípios por total ausência do papel do governo federal na gestão geológica do Brasil, que provocou o sucateamento da Agência Nacional de Mineral (ANM). Diante disso, as cidades mineradoras e afetadas não estão mais dispostas a apenas conviverem e assistirem o que acontece na atividade mineral pelo seu lado privado. Nós mais que necessitamos, nós temos a obrigação de nos preparar para legalmente participar dessa ordenação do setor”, pontua.