Entrega do Prêmio de Jornalismo AMIG – Foco em Mineração marca o último dia do IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores

A AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil) realizou a solenidade de entrega da 1ª Edição do Prêmio de Jornalismo AMIG: Mineração em Foco. A premiação foi realizada durante o IV Encontro Nacional dos Municípios Mineradores, promovido pela entidade. Os vencedores receberam um troféu e, além disso, o primeiro colocado em cada categoria recebeu um prêmio no valor de R$ 20 mil e cada segundo lugar, o valor foi de R$ 10 mil.

Naira Hofmeister de Araújo, da Agência Pública, ficou em primeiro lugar da categoria texto com a reportagem “Dinheiro público financia poluição por carvão e destruição ambiental no Sul do País”. “Agradeço e me sinto honrada.  A imprensa tem feito um trabalho muito importante de jogar luz nesse setor, que é o motor da economia brasileira, mas que tem problemas a serem resolvidos. Me satisfaz muito saber que meu trabalho foi reconhecido e fico feliz que estamos fortalecendo esse debate”, falou a agraciada quando recebeu o prêmio. Na mesma categoria André Borges, do Estadão (Sucursal Brasília), ficou em segundo lugar com a série de reportagens “Ouro por Terra”.

Na categoria audiovisual quem ficou em primeiro lugar foi Rubens Nakatu, do SBT no Interior (Sistema Araçá de Comunicação), com a reportagem “Alternativa Local: Pó de rocha produzido no interior paulista é substituto para fertilizantes”. “É uma alegria e satisfação muito grande receber um prêmio que valoriza a informação. A matéria mostra que o Brasil tem potencial sustentável e que investir nisso pode ser muito barato para as empresas. Temos uma equipe de produção grande e sem essa equipe, eu não teria chegado a essa conquista”, salientou Rubens Nakatu quando recebeu o prêmio.  Iolanda Kinoshita, do veículo CBN Amazônia, ficou em segundo lugar, com a reportagem: “Crescimentos das exportações de minério do Brasil”.

Para o presidente da AMIG, José Fernando Aparecido de Oliveira, que também é prefeito de Conceição do Mato Dentro, a imprensa tem um papel de supervisão, exposição, informação e liberdade, que ajuda os cidadãos a compreender os, muitas vezes, complicados processos, organizações, empresas e conscientiza as pessoas de como decisões tomadas em diversos níveis as afetarão no dia a dia.  “É muito importante premiar, de forma inédita, jornalistas que se dedicam a informar as pessoas sobre o nosso setor. É um prazer reconhecer e valorizar os profissionais que registram a história dessa atividade” disse.

Adriana Muls, diretora do Diário do Comércio, foi convidada para fazer a entrega do prêmio juntamente com o presidente da AMIG. A premiação avaliou produções jornalísticas de todo o Brasil em duas categorias: “Texto” (publicações em jornais, revistas, sites e blogs) e “Áudio/Vídeo” (emissoras de rádio, TV e podcasts). O prêmio tem como objetivo estimular e reconhecer o trabalho dos profissionais de comunicação na promoção do debate público sobre o setor da mineração no país. Mais de 80 trabalhos, de 44 jornalistas, de 23 veículos de comunicação foram inscritos.

Para selecionar os premiados foram utilizados os seguintes critérios de avaliação: adequação ao tema; relevância para o setor; relevância para a comunidade/sociedade; qualidade do texto e da produção; ineditismo; sustentabilidade e desenvolvimento econômico; e aprofundamento no tema.

Banca avaliadora - A banca avaliadora do prêmio foi composta por Isaura Mourão Generoso, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora do curso de Comunicação - Jornalismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV); Nair Prata Moreira Martins, profissional em emissoras de rádio por mais de 15 anos, formada em Jornalismo pela UFMG e doutora pela mesma instituição;  e Daniel Reis Silva, doutor em Comunicação Social pela UFMG, professor adjunto do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Os representantes da AMIG que compuseram a banca foram a economista Luciana Mourão e o consultor de Relações Institucionais e Econômicas, Waldir Salvador de Oliveira.

Fotos: Elzimar Dias