Carta ao Instituto Brasileiro de Mineração - IBRAM

A AMIG, Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil, entidade que atua pelo desenvolvimento ético da atividade de mineração em Minas Gerais e no Brasil, vem através deste informar que foi realizada no dia dez de junho próximo, videoconferência com os municípios mineradores associados à instituição, com objetivo de discutir o avanço da Covid-19 nas cidades mineradores e suas reais e possíveis implicações na economia desses municípios.

Os gestores públicos das cidades mineradoras reconhecem e afirmam que não é de responsabilidade das empresas que atuam no segmento da exploração mineral o aumento de diagnóstico da Covid 19 em seus respectivos territórios.

O que tem acontecido é que a "importante testagem" realizada pelas empresas e suas terceirizadas, tem trazido à tona, a realidade da pandemia nos municípios mineradores.

Na opinião de todos os participantes da reunião acima citada, essa testagem deve ser incentivada e cobrada pelas prefeituras junto às mineradoras, sendo citada por várias vezes durante a discussão dos gestores municipais, como uma importante ferramenta para se diagnosticar o avanço da Covid-19 nos seus municípios. "A testagem é uma oportunidade que esse trabalho dá às cidades, de a partir de seus resultados contribuírem para a realização do mapeamento da pandemia nos territórios municipais". A testagem propicia ainda a possibilidade do fundamental "isolamento seletivo" dos contaminados, o que contribui de forma significativa para se evitar o "espalhamento" da pandemia nas cidades mineradoras.

Os gestores municipais reconhecem também que as atitudes tomadas pelas mineradoras em suas operações como trabalho em home office, sistema de rodízio entre os funcionários, implantação de protocolos de limpeza e desinfecção rigorosos, diminuição do número de funcionários nos ônibus que servem ás mineradoras, escalonamento de horários nos restaurantes das empresas do segmento, intensa comunicação à todos os funcionários sobre a prevenção da Covid 19, testagem maciça dos funcionários, dentre outras medidas, são importantíssimas no combate ao vírus.

 Sendo assim, mais uma vez, a AMIG e os municípios mineradores reconhecem o cuidado das mineradoras no combate ao coronavírus e solicitam que continuem firmes e vigilantes , principalmente, investindo na testagem maciça de seus funcionários e exigindo a mesma conduta em empresas terceirizados para que as cidades mineradoras continuem gerenciando o quadro do Covid-19. Repudiamos ainda, qualquer atribuição às mineradoras ou à atividade minerária o aumento de casos de coronavírus em seus territórios.

 
 Atenciosamente,

 Vitor Penido de Barros

Presidente da AMIG- Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil.