Araçuaí é o mais novo município afiliado à AMIG

A história de Araçuaí teve início por volta de 1830, quando a Mulata Luciana Teixeira, proprietária da Fazenda Boa Vista da Barra do Calhau, deu abrigo aos emigrantes da Barra do Pontal (canoeiros e meretrizes expulsas pelo Padre Carlos Pereira de Moura, da Aldeia do Pontal (hoje Itira) localizada a alguns quilômetros abaixo, na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha.

O Arraial, que então se fundou chamou-se "Calhau", devido à grande quantidade existente no local de pedras lisas e arredondadas esculpidas pela correnteza das águas. O Arraial de Calhau foi elevado à categoria de sede de Distrito pela Lei Provincial de 13 de julho de 1857. A instalação sob a denominação de Vila de Arassuay deu-se em 1º de julho de 1871, para finalmente a 21 de setembro de 1871 sermos elevada a categoria de cidade, por força da lei nº 1870, com o nome de Araçuaí. Esse nome é de origem indígena, e quer dizer Rio das Araras Grandes.

Araçuaí ocupava localização privilegiada, pois de seu porto iniciava a navegação das canoas rumo ao litoral baiano. Até 1911, Araçuaí era a capital de todo o Nordeste de Minas: ocupava o quinto lugar em tamanho, com 23.298 km2 e o quarto lugar numa estatística do número de comerciantes nos municípios mineiros. A partir daí vários povoados foram declarados independentes e a sua área foi se reduzindo até chegar a atual.

A chegada da Estrada de Ferro Bahia-Minas na cidade, em 1942, se constituiu num dos feitos mais importantes na história do município. A estação de Araçuaí foi à última ser construída nessa estrada que ligava o sertão de Minas ao mar, em Caravelas, extremo Sul da Bahia.

As estradas de rodagem não existiam, carros eram raros e assim mesmo, só caminhões. O trem era para viagens de negócio e lazer, para transporte de produtos e era correio também. A desativação da Bahia-Minas ocorreu na década de 60 e causou um grande impacto para o município e toda a região por onde ela passava. Até hoje ela é lembrada com grande saudade por todos que viveram aquela época. Com a abertura da estrada de rodagem o movimento de ônibus e caminhões substituiu a navegação do rio.

A cidade fica localizada no interior do estado de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha e está situado a cerca de 678 km a nordeste da capital do estado, Belo Horizonte. Ocupa uma área de 2,23 mil km², e uma população de 36.500 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Atualmente, a cidade é produtora de areia e rochas ornamentais e impactada por estrutura de mineração, e em breve,  devido a um projeto da empresa canadense Sigma Lithium, Araçuaí passará a produzir nos próximos anos o mineral lítio, conhecido como o petróleo branco e  utilizado na fabricação de baterias para veículos elétricos.

O Lítio no município - Durante evento realizado na cidade (24/03) e divulgado pelo portal de notícias da prefeitura da cidade, a extração do mineral na região já vem mudando a vida da população. Segundo o prefeito, Tadeu Barbosa, em entrevista ao meio de comunicação, a parceria entre a prefeitura e a Sigma Lithium, empresa que explora o lítio nos municípios de Itinga e Araçuaí, é fundamental para o avanço nas conquistas de programas como o Água para Todos, Seca Zero e expansão do projeto “Dona de Mim”, voltado às mulheres empreendedoras da região. Todas eles, capitaneados pela empresa.

A declaração foi feita durante visita do governador Romeu Zema, à sede da Sigma no (23/03). “É uma necessidade (os programas). Trata-se de um aporte financeiro muito positivo para a região. Na questão da água, trata-se do mínimo para a sobrevivência do ser humano. A Sigma veio somar conosco, os esforços para o combate e a convivência com a seca”, disse o prefeito.

A empresa, que atua há nove anos na região, possui programas direcionados à oferta de microcrédito para pequenas empreendedoras, a agricultores familiares sustentáveis, construção de reservatórios de água contra a seca e, ainda, parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em ações de prevenção e combate à violência contra a mulher.