Aniversário Santa Bárbara

Inicialmente o lugar era conhecido como Santo Antônio do Rio Abaixo, posteriormente foi chamado de Santa Bárbara

Em 1702, o bandeirante Domingos Borges na região oriental do Caraça ricas minas de ouro que, mais tarde, foram denominadas Catas Altas, tal a profundeza das escavações feitas. Na mesma época, o desbravador Antônio Bueno explorou, na região, outras minas. Como estas não oferecessem a mesma abundância de ouro que as de Catas Altas, resolveu, o desbravador, descer mais, indo explorar as margens do ribeirão de Santa Bárbara, onde achou minas mais ricas que atraíram povoadores, e dando começo à formação do arraial. Isso lá pelo ano de 1707.
Inicialmente o lugar era conhecido como Santo Antônio do Rio Abaixo. Posteriormente foi chamado de Santa Bárbara, nome do ribeirão que banha a cidade.

Já na segunda metade do século XVII as reservas de ouro de aluvião, aquele encontrado no vale dos rios, começaram a se esgotar,  devido ao processo de super exploração do local. Com isso, veio de um período de decadência e as alternativas para sobreviver, passaram a ser as culturas de subsistência e a criação de gado.

O arraial superou a fase ruim. A privilegiada localização geográfica ajudou o lugar a adquirir forças suficientes para se transformar em Vila (Lei Provincial 134 - 16 de março de 1839).

Em 1861, os ingleses organizaram a Santa Bárbara Mining Company, para assim, reativar a mineração do ouro. A iniciativa foi comprar a Fazenda Mina de Ouro do Pari ou Veio do Pari, em terras onde hoje é o distrito de Florália. Mesmo com esses esforços a mineração não desenvolveu. 

Em agosto de 1911, foi inaugurada a estação Ferroviária da estrada de Ferro Central do Brasil, antes mesmo da conclusão de toda a infraestrutura necessária. O pontilhão de ferro, importado da Inglaterra ficou retido na Europa, obrigando os passageiros a chegarem à cidade por uma ponte de madeira.

Vale destacar que o local é berço de Afonso Augusto Moreira Pena que prestou os mais relevantes serviços à Pátria, chegando ao posto de Presidente da República.

Após 1950 iniciou-se a expansão de grandes projetos siderúrgicos em municípios próximos, além da exploração do minério de ferro e o aumento da produção de maior quantidade de carvão vegetal na região. Atualmente são explorados em Santa Bárbara: minério de ferro, minério de ouro, gnaisse, areia, silvanita e terra siena.