Aniversário Piracema

Na atividade mineral, ocorre a exploração de minério de ferro, gnaisse, granito e argila.

Segundo a tradição, o nome primitivo do povoado - Rio de Peixe - teria sua origem na existência de grande quantidade de peixes encontrada por garimpeiros que procuravam ouro nos rios da região.

Outros contam que num dos rios próximos à cidade teria sido descoberto um enorme surubim. Entre as várias histórias, o que se tem como certo é que o povoado Rio do Peixe existe desde 1855. Até 1938, pertencia a Entre Rios, passando, então, a pertencer a Passa Tempo.

Em 1953, é elevado à categoria de município com o nome de Piracema. Conhecida como “Cidade Amiga”, é muito famosa na região devido a sua população acolhedora, além de possuir belas cachoeiras, trilhas e montanhas.

Muito famosa pela “Festa do Ruralista”, que ocorre geralmente no mês de junho, momento no qual a população da cidade dobra devido à volta de seus imigrantes e à vinda de turistas. 


A economia da cidade gira em torno da agropecuária, na qual a criação de gado bovino e a produção de hortifrutigranjeiros são os destaques. Na atividade mineral, ocorre a exploração de minério de ferro, gnaisse, granito e argila.