Aniversário Paracatu

Princesa do Sertão, conhecida pelo artesanato e povo hospitaleiro

O nome Paracatu é originário do Tupi-Guarani e significa "rio bom". O rio Paracatu é o mais importante do município e também o mais caudaloso afluente do rio São Francisco. O antigo povoado surgiu entre 1690 e 1710, no ponto de convergência dos diversos caminhos que ligavam o litoral - Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro - às “minas gerais” e aos sertões do Brasil. 

Era o caminho de ligação entre os primeiros achados de ouro em Minas. Servia também como pouso de tropeiros, que transportavam o ouro de cidades goianas.  

Em 1744, a descoberta de ouro na região de Paracatu - pelo bandeirante Felisberto Caldeira Brant e seus irmãos - foi anunciada, ao governador Gomes Freire de Andrada, por José Rodrigues Frois. Assim, em meados do século XVIII, nasceu o Arraial de São Luiz e Sant' Anna das Minas de Paracatu, em função da extração do ouro que, durante algum tempo, foi abundante e era retirado dos depósitos aluviais locais. 

As minas de Paracatu foram as últimas jazidas descobertas em Minas Gerais, no momento em que a extração do ouro chegava ao fim em outros locais. Diante disso, a cidade ganhou importância no cenário nacional, na primeira metade do século XVIII e conquistou o título de “Princesa do Sertão”.

O centro histórico do município foi tombado no ano de 2010, como patrimônio cultural brasileiro pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. De acordo com Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a cidade mantém seu centro histórico praticamente intacto.

Hoje com cerca de 85 mil habitantes, sendo 66 mil na zona urbana, a cidade é referência na região Noroeste de Minas Gerais e se orgulha de sua gente hospitaleira e da sua tradição cultural.

A criatividade do artesanato da cidade demonstra a influência da arte em toda a comunidade, reforçando as tradições locais. Bordados, pinturas, crochê e tecelagem são alguns dos exemplos do que é produzido pelos artesãos de Paracatu. 

Também reconhecida pelo Circuito das Cachoeiras do Prata, a 37 Km do município, a região é ideal para prática do Ecoturismo. Na localidade há propriedades particulares voltadas para o entretenimento e a preservação ambiental.

Atualmente o município recolhe CFEM sobre minério de ouro, minério de zinco, calcário dolomítico, minério de chumbo, silvanita, cascalho, areia e minério de alumínio.