Aniversário de Prados

317 anos de muita história
Hoje a cidade de Prados completa 317 anos e a sua história, como a de muitas outras cidades mineiras, começa a partir da atividade de mineração desenvolvida na área. Em 1704, os irmãos Manoel e Félix Mendes do Prado, vindos de Taubaté-SP, iniciaram ali a exploração do ouro.

No entanto, as jazidas encontradas nas cidades se esgotaram e foi necessário partir para uma nova alternativa econômica, indústrias de artefatos de couro, cujo desenvolvimento transformou a localidade num importante centro mineiro de exportação industrial e artesanal do couro.

A cidade que conta muito sobre a mineração em Minas Gerais, atualmente está buscando alternativas de renda na área turística, principalmente no artesanato, que já possui reconhecimento internacional.

A cidade que é situada na região de Campos das Vertentes, a cerca de 190 km da capital mineira, Prados conserva belas e antigas construções setecentistas que transportam o seu visitante direto ao século 18. Suas tortuosas ruas abrigam anosos casarões e igrejas coloniais da época do circuito do ouro e da escravidão.

Com uma grande diversidade de flora e fauna, o mais belo cartão postal da cidade de Prados é a imponente Serra São José. Com 12 km de extensão marcados por cerrado, mata atlântica, campos rupestres e escarpas, a serra se tornou uma Área de Preservação Ambiental (APA).

Atualmente o município recolhe CFEM por: água mineral, calcário, argila, areia.

A AMIG parabeniza a cidade de Prados por seus 317 anos de história!