Aniversário de Itabirito

Minério de ferro, bauxita, areia, filito, argila refratária são explorados no município

Antigo distrito subordinado ao município de Ouro Preto, o surgimento de Itabirito foi possível devido as descobertas do ouro nas imediações de Sabará e Ouro Preto, no século XVII, que provocaram um grande deslocamento de pessoas para a região central de Minas Gerais.

Segundo o historiador Augusto de Lima Júnior, a chegada do Capitão-Mor Luiz de Figueiredo Monterroio e de Francisco Homem Del Rey à região do Pico de Itaubyra (atual Pico de Itabirito), em 1709, deu início aos primeiros núcleos fixos de habitantes e à intensificação da extração do ouro na atual sede de Itabirito.

Na parte alta dessa localidade, foi construída, em 1721 a Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem.  Posteriormente, a construção se  tornaria a Matriz de Nossa Senhora da Boa Viagem, que ainda preserva o estilo colonial.

A economia de Itabira do Campo (nome antigo de Itabirito), apesar da crise provocada pela diminuição do ouro em Minas Gerais a partir de 1780, continuou sendo alimentada pelos trabalhos de extrações auríferas e pelas atividades agrícolas e pecuárias.

O cenário começa a mudar na década de 1880, com as instalações dos trilhos da Estrada de Ferro Dom Pedro II, a abertura de empresas nos ramos da siderurgia, tecidos e couro. A paisagem colonial foi substituída pela paisagem industrial. Esse desenvolvimento tornou-se a base de sustentação para os desejos de emancipação municipal, logo depois nasceu a cidade de Itabirito que, em tupi-guarani, significa “pedra que risca vermelho”. 

Até os dias de hoje, a cidade é conhecida pelo seu pastel de angu. Conta a lenda que a joia culinária foi criada, no século XIX, pelas escravizadas Philó e Maria Conga, elas teriam aproveitado uma sobra de angu, principal refeição dos escravos, recheando-a com um guisado feito com umbigo de banana e restos de carne. Com o passar do tempo, o prato se tornou paixão dos itabiritenses e de turistas que visitam a cidade só para experimentar a delícia, que foi se aprimorando com recheios mais sofisticados.

Outra atração é o Complexo Turístico da Estação. Inaugurado em 2003, o ponto veio para resgatar o passado e relembrar a estrada de ferro pela qual chegou D. Pedro II através de uma Maria Fumaça, no século XVII.

Dona de uma natureza exuberante, a cidade se destaca por suas cachoeiras e pelo o Morro do Cristo ou Cruzeiro João Pinto, que possui do alto de seus 1.179 metros uma vista de onde pode-se observar a Serra da Piedade, o Pico do Itacolomy e a Serra do Caraça.

Itabirito está inserida na região do Quadrilátero Ferrífero e abriga importante atividade de exploração de minério, além de outros ramos dinâmicos nos setores da indústria e de serviços. Atualmente, o município desenvolve-se buscando equilibrar as necessidades do presente e a valorização do seu patrimônio cultural.

A AMIG parabeniza a cidade de Itabirito por seus 312 anos de história!