Aniversário Conceição do Mato Dentro

A cidade é referência em ecoturismo

A exemplo de tantas cidades mineiras, a história de Conceição do Mato Dentro está ligada à corrida do ouro, no início do século XVIII.  Segundo registros, foi entre os penhascos da Serra da Ferrugem e os espigões do Campo Grande e Cotocorí, local onde os bandeirantes se entrincheiraram contra os primeiros habitantes, os índios botocudos, em que se encontravam as mais ricas lavras auríferas de toda a Região Nordestina da Capitania.

Desde o alto do córrego Vintém até as planícies da Bandeirinha, o metal brotava, como que por milagre, das entranhas da terra. Foi nas areias do minguado córrego Cuiabá que Gabriel Ponce de Leon encontrou, em uma única bateada, cerca de 20 oitavas de ouro. Sem dúvida, era o Eldorado. Começava, então, uma corrida por todos os ribeirões em busca do precioso metal e, consequentemente, da tão sonhada fortuna. Atualmente a cidade recebe CFEM sobre a exploração de minério de ferro.  

A origem do nome da cidade é muito interessante e passa pela fé e história de duas virgens. A virgem Conceição, por ser a santa escolhida como padroeira da cidade, e a “mata virgem”, que os índios chamavam caa-eté, que significa mata virgem. Assim surgiu a expressão “mato dentro”. Juntando as duas, passou a se chamar Conceição do Mato Dentro.

No turismo local, muitas belezas naturais e cachoeiras, entre elas a cachoeira do tabuleiro, lugares perfeitos para passeios e trilhas.