Aniversário Barão de Cocais

Uma cidade de grande importância para a mineração, explora: areia quartzosa, bauxita e minério de ferro.
Barão de Cocais, que hoje completa 317 anos é uma cidade de grande importância para a mineração de Minas Gerais. Ela explora: areia quartzosa, bauxita e minério de ferro.

Sua história começou no século XVIII, quando alguns bandeirantes portugueses e brasileiros procedentes do Rio, São Paulo e Bahia, ocuparam a região. Eles decidiram se fixar no lugar porque encontraram "boa pinta", ou seja, descobriram novas minas de ouro.

Em setembro de 1891, foi criado o distrito com a denominação de São João do Morro Grande. Em 1938, o nome do distrito foi reduzido para “Morro Grande”.

Através do decreto-lei estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de Morro Grande foi emancipado e se separou de Santa Bárbara, passando a chamar-se Barão de Cocais.

Barão de Cocais é uma cidade histórica, com muitos acessos turísticos (cachoeiras, igrejas) e localizada próximo ao Caraça (antigo colégio de padres erguido na Serra do Caraça), ponto turístico de exuberante beleza natural. 

A cidade também possui festas tradicionais, entre elas: Carnaval de rua, festa brega e festa de São João (padroeiro da cidade).

A AMIG parabeniza a cidade de Barão de Cocais por seus 317 anos de história!