Anglo produz 6,1 mi t de minério de ferro no Brasil no 3º tri e eleva guidance

Por Reuters

A Anglo American (AAL.L) produziu 6,1 milhões de toneladas de minério de ferro no Brasil, no terceiro trimestre, consolidando a recuperação na produção da commodity no país após a unidade Minas-Rio ficar paralisada na maior parte do ano passado devido dois vazamentos em mineroduto.

Em relatório divulgado nesta terça-feira, a companhia elevou previsão de produção de minério de ferro no Brasil em 2019 para 20-22 milhões de toneladas, ante 19-21 milhões na projeção anunciada durante os resultados do trimestre anterior, que também havia sido revisada para cima.

No segundo trimestre, a produção no empreendimento brasileiro da companhia havia somado 5,9 milhões de toneladas de minério de ferro.

No ano completo de 2018, a produção da Anglo na unidade somou apenas 3 milhões de toneladas, uma vez que a companhia só produziu no primeiro trimestre, em função do vazamento no mineroduto que atravessa mais de 500 quilômetros de Minas Gerais até porto no Rio de Janeiro.

A produção do Minas-Rio em 2019 já soma 16,95 milhões de toneladas.

A empresa também produz minério de ferro na unidade de Kumba, na África do Sul, onde a extração somou 10,5 milhões de toneladas no terceiro trimestre, praticamente estável na comparação anual.

ESTIMATIVA REDUZIDA PARA O COBRE

Também nesta terça-feira, a Anglo American estimou uma menor produção total de cobre neste ano, à medida que lida com uma escassez hídrica no Chile.

Maior produtor de cobre do mundo, o Chile se viu preso em meio à guerra comercial entre Estados Unidos e China, em problemas agravados pela pior seca registrada pelo país em 60 anos.

A Anglo reportou uma queda de 8% na produção do metal no trimestre, motivada especialmente pela falta de água na mina chilena de Los Bronces, o que levou a empresa a reduzir sua estimativa anual para o cobre para um número entre 630 mil e 650 mil toneladas.

A companhia, que também minera diamante, platina e níquel, afirmou que a produção geral no trimestre avançou 4%, ajudada em parte pela maior produção no Brasil.

“Esperamos cumprir nosso guidance de produção para cobre e carvão, embora no patamar inferior de suas faixas”, disse o presidente executivo da empresa, Mark Cutifani.

Reportagem de Yadarisa Shabong em Bangalore e Roberto Samora em São Paulo