AMIG defende repasses à ANM em seminário sobre barragens e rejeitos de mineração

O presidente da AMIG, Vitor Penido, participou nesta quarta (17), do “Seminário Técnico Internacional sobre Barragens de Rejeitos e o Futuro da Mineração em Minas Gerais”, na Fundação Dom Cabral. Ele defendeu em seu discurso, diante de autoridades federais e estaduais, a extrema importância do Governo Federal e do Congresso Nacional garantirem os repasses legais e devidos, à Agencia Nacional de Mineração (ANM). Vitor alertou que, apenas com o funcionamento pleno e competente da ANM, com orçamento suficiente para assegurar a ela recursos materiais, humanos e financeiros, é que podemos alimentar as nossas esperanças de uma nova mineração. “Só assim teremos mineração de fato no Brasil. Caso contrário, acidentes continuarão a acontecer”, afirmou. Ele ainda defendeu que a agência tem o dever de regular, fiscalizar e fomentar a mineração brasileira. “É por ela, pela sua estruturação, pelo seu pleno e independente funcionamento que devemos trabalhar”, destacou.

Apesar da AMIG ter participado do evento, Vitor lamenta o fato dos organizadores ao excluirem do debate as prefeituras, os secretários de Meio Ambiente dos municípios, deste encontro tão importante para a mineração do nosso estado. “Os municípios são os mais impactados por essa generalizada insegurança que as barragens provocam na população. Seus representantes não podem ser suprimidos de debates envolvendo a indústria da mineração no Brasil”, ressaltou.

A AMIG e as prefeituras esperam estar sempre envolvidas em debates que promovam a troca de experiências em gestão dos processos, envolvendo a mineração em Minas e no país.




Autor / Fonte: