AMIG se reúne representantes de IPEA

Reunião tratou da diversificação econômica em municípios pós-mineração

No dia 26/08, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG se reuniu com representantes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA para esclarecer dúvidas sobre a diversificação econômica em municípios mineradores. O instituto está realizando uma pesquisa sobre o tema e solicitou a reunião para discutir o assunto.

Estiveram presentes nesta reunião representando a AMIG, o consultor de relações institucionais, Waldir Salvador, e a gerente da instituição, Stael Gomes. Eles esclareceram as dúvidas dos representantes do IPEA: João Maria de Oliveira, Diretor da Diset IPEA; Rafael da Silveira Soares Leão, Coordenador dos estudos em Economia mineral do IPEA; e Erivelton Pires Guedes, Chefe da Divisão de Estudos em Inovação.

Waldir frisou que os municípios onde há atividade mineradora devem, obrigatoriamente, criar políticas de desenvolvimento e diversificação econômica, já que o minério é finito e não dá duas safras. “É primordial que os municípios pensem na vida econômica da cidade após a mineração, enquanto existe a atividade na cidade. O ideal, seria que os municípios separassem uma porcentagem do que recebem de CFEM para a implantação de políticas de desenvolvimento e diversificação econômica no município. E criar um fundo soberano de desenvolvimento para garantir que, quando a mineração extinguir, o município não tenha um impacto econômico tão severo”, explica o consultor da AMIG, Waldir Salvador.

Outro ponto levantado por Waldir Salvador foi que, além do desenvolvimento e diversificação econômica, outra ação que pode ser paliativa – caso o município não tenha se preparado previamente para superar esse esgotamento – seria a diminuição da tonelagem produzida, o que consequentemente, acarretará na longevidade da exploração no município. O que daria à cidade um tempo para investir na diversificação.