AMIG se reúne com equipe de Crixás

No dia 30/03, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil – AMIG – se reuniu com uma equipe do município de Crixás. O objetivo da reunião foi debater a estruturação da Secretaria de Meio Ambiente do município e demandas ambientais e sociais, tendo em vista a expertise do trabalho que a Associação vem desenvolvendo com outros municípios associados ao longo de seus 34 anos de existência.

Dentre os pontos abordados sobre, foi discutido os impactos ambientais e suas compensações, além das estratégias para mitigá-los. A AMIG e a Prefeitura de Crixás estão unidas na tentativa de buscar, junto ao governo do estado de Goiás e ANM, a  criação de  regras mais claras e rígidas para a mineração, como a não outorga dos afluentes, controle mais rígido de danos ambientais e a transparência do  plano de fechamento de mina, que é um planejamento da desativação total das estruturas de uma mina, de maneira a seguir um roteiro que envolve aspectos, ambientais e socioculturais, conforme Resolução 68/2021 da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Participaram da reunião o consultor de Relações Institucionais da AMIG, Waldir Salvador, o secretário de Meio Ambiente de Crixás, Carlos Borges, o procurador do município, Tyrone Tyrone Guimarães, e a assessora de Assuntos Institucionais, Elaine Nunes.

CRIXÁS - o município se filiou à AMIG no final de 2022. O município fica localizado no estado de Goiás, à 310km da capital Goiânia. Sua produção mineral está voltada para o ouro e dos 142 municípios mineradores do estado (GO), Crixás ocupa a 3ª posição das maiores cidades produtoras de ouro. No Ranking nacional, o município se encontra na 7ª posição, ou seja, 3,6% da CFEM é referente à produção de ouro no Brasil.