AMIG recebe município de Rosário da Limeira (MG)

No último dia 05 de julho, o município de Rosário da Limeira (MG) esteve na sede da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil – AMIG. José Maria, prefeito da cidade e sua equipe pediram informações sobre como construir um diálogo com a mineradora que atua na cidade. A equipe demonstrou interesse em conhecer a associação e a visita teve como objetivo conhecer os serviços que a autarquia oferece, como consultoria jurídica, tributária, ambiental, institucional e de mediações de conflitos entre municípios e mineradoras.

 

Além do prefeito da cidade, participaram o procurador municipal, Nilson Lopes da Silva, e o assessor jurídico, Denis Nogueira Arena. E representado a AMIG estiveram a gerente, Stael Gomes, o consultor de relações institucionais e diversificação econômica, Waldir Salvador, e a consultora de economia, Luciana Mourão.

 

Rosário da Limeira, atualmente, é um município produtor de bauxita, e a expectativa é a expansão da produção na região. No momento, existem três direitos minerários com outorga de lavra e outros quatro requerimentos de lavra em processo no território municipal. Em função disto, o prefeito e sua equipe aproveitaram sua visita à AMIG para esclarecer suas dúvidas a respeito da atividade minerária.

José Maria e equipe pediram informações sobre como construir um diálogo com a mineradora que atua na cidade, quais os benefícios que o município pode dispor a partir da atuação do empreendimento na cidade, esclareceu dúvidas sobre a Declaração de Conformidade Ambiental Municipal e sobre quais recursos financeiros a cidade tem direito, entre outras dúvidas referentes à atividade.

 

Waldir Salvador sugeriu ao município que acione a mineradora e solicite as informações fundamentais para auxiliar na administração da cidade como os Licenciamentos Ambientais, o relatório anual de lavra, qual o território explorado, quanto é o tempo de exploração, qual é o recolhimento e o mercado interno e externo.

 

Rosário da Limeira fica localizado na zona da mata no estado de Minas Gerais e está à aproximadamente 286 Km da capital mineira. Sua população atual, segundo o último censo do IBGE (2022) é de 4.734 habitantes.

 

Após a reunião, o município iniciou sua filiação com à AMIG no dia 07 de julho.