AMIG lança campanha em defesa de uma Nova Mineração

A associação está veiculando spots em importantes emissoras de rádios mineiras e também na cidade de Brasília. O objetivo é alertar sobre a necessidade de uma nova mineração no Brasi

 

Em virtude dos acontecimentos recentes envolvendo questões minerárias no Brasil, a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) acaba de lançar a campanha “Por uma nova mineração”.  O projeto possui como objetivo defender uma nova mineração nacional, mais próspera, segura, ética e sustentável.

 

Para   o consultor de Relações Institucionais da AMIG, Waldir Salvador, esse é o momento decisivo para uma mobilização de todos os setores da sociedade, envolvidos ou impactados pela mineração como municípios, governo, mineradoras e instituições para escrever uma nova história no país e promover um amplo debate, apontar soluções e evoluir para questões mais técnicas, deixando o discurso vazio de lado.

“O país clama por mudanças e por uma nova mineração” é tema de um dos spots em rádio que ancorou a campanha porque retrata não apenas o anseio da população e das comunidades afetadas, mas a necessidade da mineração restaurar a credibilidade e buscar um padrão de excelência. Outro alerta da AMIG é a necessidade de restruturação da Agência Nacional de Mineração. “Nós já estamos alertando há 20 anos que a única solução para nós termos uma nova mineração no Brasil é reforçarmos a Agência Nacional de Mineração com recursos materiais, humanos e financeiros para que ela possa regular, fiscalizar e fomentar a atividade, isso é o que esperamos dessa campanha”, alerta Waldir.  

Os primeiros reflexos da ação, juntamente com uma participação forte da equipe da AMIG e da diretoria com articulações e reuniões, já foram sentidos com o acordo feito com a Vale. Mas isso não basta! “É preciso criar uma ambiência favorável a novos modelos e novos processos de minerar e gerir a atividade”, destaca Vitor Penido, Presidente da AMIG.