AMIG cobra celeridade de licenciamentos ambientais para municípios mineradores

A Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), vai se reunir nesta quarta-feira (12) com membros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (CODEMIG) com o objetivo de dar celeridade a aprovação de licenciamentos ambientais que tramitam no âmbito estadual de empreendimentos considerados estratégicos para os municípios mineradores. O encontro será o primeiro do grupo de trabalho formado pelas entidades.

De acordo com o presidente da AMIG, Vitor Penido, a sobrevivência da economia das cidades mineradoras, que há algum tempo passam por dificuldades em suas economias, passa essencialmente pela continuidade da atividade de mineração em seus territórios. Mas ao mesmo tempo  é necessário atrair e fomentar outros empreendimentos capazes de promoverem a diversificação das atividades econômicas dos municípios. Para isso, é preciso agilizar os processos de licenciamento que permitem as atividades nos territórios. “A morosidade na tramitação e aprovação dos licenciamentos ambientais, que por força de lei acontecem nos órgãos Estaduais, tem sido o maior óbice aos nossos objetivos de garantirmos em nossas cidades economias fortes e perenes, assegura.

Os encontros de trabalho entre AMIG, CODEMIG e SEMAD serão periódicos, e espera-se que já a partir desse primeiro se verifique na prática a agilização dos licenciamentos desses projetos indicados pelas prefeituras como fundamentais para as economias das cidades mineradoras.