AMIG busca soluções para cidades afetadas pela chuva

A maior parte dos municípios com problemas relacionados a chuva são mineradores
A Associação dos Municípios Mineradores de Minas e do Brasil (AMIG) se solidariza com os municípios de Minas e da Bahia, tão impactados e castigados pelas fortes chuvas que vem ocorrendo nos últimos dias. Grande parte dos territórios afetados possuem operações de mineradoras, por isso, a entidade segue no firme propósito de que a atividade minerária seja mais segura e justa.

Continuamos com o nosso trabalho de buscar soluções para as cidades mineradoras do país. Recentemente, em parceria com a Agência Nacional de Mineração (ANM), a AMIG implementou o acordo de cooperação técnica que capacita servidores públicos para a fiscalização da CFEM. A medida irá inibir a sonegação e, portanto, aumentar a receita dos municípios. O trabalho dos servidores municipais já começa esse ano.

A Associação tem trabalhado fortemente para que mineradoras quitem suas dívidas de não recolhimento da CFEM com os municípios. Dessa forma, esses recursos permitirão que as cidades afetadas pelas chuvas possam se reerguer com mais rapidez e desenvolver projetos e programas importantes para a população.

Outra ação da AMIG refere-se às barragens de rejeito. Para conscientizar os municípios associados sobre a situação das inúmeras barragens existentes em Minas, a entidade em parceria com a ANM, promoverá um seminário sobre segurança de barragens, em 27 de janeiro.