Itatiaiuçu é o segundo município mineiro a firmar acordo com IBRAM e AMIG para fomento da diversificação econômica e redução significativa da dependência da atividade minerária

Uma cidade adormecida, que despertou para o seu alto potencial para a atração de negócios e está caminhando a passos largos rumo ao seu desenvolvimento econômico e à sua independência da atividade minerária. Com uma população estimada em 11.354 habitantes (IBGE 2021) e receita na casa dos R$ 141 milhões ao ano (2021), Itatiaiuçu adere ao Programa de Diversificação Econômica, proposto pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG).

A assinatura do Protocolo de Intenções foi realizada ontem, dia 31 de agosto, na sede da AMIG, em Belo Horizonte, e contou com as presenças do diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, do presidente da AMIG e prefeito de Conceição do Mato Dentro/MG, José Fernando Aparecido de Oliveira, e do prefeito em exercício de Itatiaiuçu, Romer Soares das Chagas.

“O convênio representa um compromisso com a diversificação econômica das cidades, já que a mineração é um bem não renovável. Quando a atividade se encerra há redução na arrecadação municipal, impostos, empregos e renda da população. Portanto, é fundamental termos outras atividades produtivas que possam dar sustentação aos municípios para que eles tenham como sobreviver e manter a qualidade de vida de seus habitantes”, afirma Jungmann.

O acordo, que tem abrangência nacional, dará o suporte necessário aos municípios para que todo o processo ocorra de maneira organizada e sustentável, visando identificar e ampliar as oportunidades de investimentos para além da atividade minerária já existente localmente. Itatiaiuçu ocupa a 11ª posição em arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) no Brasil - sendo 90% da sua arrecadação mensal oriunda desses royalties.

“Inauguramos uma nova era na mineração brasileira pós Mariana e Brumadinho, onde a sustentabilidade, a segurança e a diversificação econômica precisam andar juntas. Não é possível mais falarmos em mineração, sem pensarmos no fim da atividade e no que será feito das cidades, que têm os seus solos explorados, quando esse dia chegar”, afirma o presidente da AMIG.

Distante apenas 70 km da capital mineira, Itatiaiuçu integra a região geográfica intermediária de Divinópolis, que reúne mais de 60 municípios, e foi a segunda cidade a participar da nova dinâmica de fortalecimento da economia local. A primeira a assinar o convênio foi Nova Lima, em fevereiro deste ano.

O município contará com a cooperação técnica do Instituto de Estudos Pró-Cidadania (PRÓ-CITTÁ), o qual irá atuar nas estratégias de consolidação das ações propostas pelo Programa. “Esse é um trabalho que precisa somar esforços, nesse sentido, precisamos do envolvimento e comprometimento das inciativas pública e privada, sociedade civil organizada, entidades de classe e afins. Ou seja, precisamos buscar essa aproximação entre todos os atores para que o projeto saia do papel e a população já comece a colher os frutos dessa parceria”, afirma Romer.

Corrigindo a rota

A correção na rota do desenvolvimento econômico em Itatiaiuçu começou no início de 2022 quando a atual gestão colocou em prática um trabalho de base, que está estruturando a cidade para a implantação de políticas públicas que irão fomentar e ofertar um pacote de soluções e oportunidades para incentivar potenciais empreendimentos a se instalarem no município. Com isso, diversificar sua economia, capacitando mão de obra e criando novas oportunidades de emprego e renda para a população.

Entre os diferenciais locais que colaboram para um cenário que alia vocações naturais e excelentes indicadores econômicos, a cidade apresenta uma oposição de destaque no PIB nacional: a 67ª posição entre os 853 municípios de Minas Gerais (ano-base 2019), além é claro, de uma localização privilegiada às margens da BR 381- Fernão Dias, com o segundo maior fluxo rodoviário do Brasil (atrás apenas da Rodovia Dutra). Tudo isso representa, na prática, que Itatiaiuçu já apresenta condições para a atração de novos negócios.

Sobre o Programa

Um dos eixos estratégicos do Programa, que tem como premissa a atração de novos negócios para a cidade a partir da mineração, é a análise dos fornecedores da cadeia produtiva das companhias. O objetivo é entender as demandas de cada segmento e aliar as vantagens competitivas locais à estruturação de políticas públicas para a atração de empresas para a cidade, gerando emprego e renda para a população, de forma sustentável.

Utilizar estrategicamente os terrenos disponíveis na cidade para a implantação de novos empreendimentos também está entre as proposições do Programa. Por isso, conhecer a situação fundiária das mineradoras é extremamente importante o fomento de negócios.

O município também quer entender quais sãos as principais demandas de pessoal das companhias. E, assim, atuar na qualificação da população para que a oferta de vagas seja suprida com a contratação de mão de obra local e não de cidades vizinhas. Por isso, é fundamental que as mineradoras repensem sobre a política de investimentos em programas sociais realizada no município para que tais iniciativas tenham como foco a profissionalização da população para que ela possa ocupar os postos de trabalho gerados pela atividade minerária.

Capacitação e apoio ao empreendedorismo local

Itatiaiuçu se prepara também para se tornar referência regional no apoio ao empreendedorismo local. Para isso, a prefeitura está investindo em capacitação e em iniciativas inéditas que irão estimular os empreendedores do município e o incentivo de novos negócios. Entre elas, a implantação da Sala Mineira do Empreendedor e a criação da Semana do Desenvolvimento Econômico de Itatiaiuçu.