AMIG PROMOVE EVENTO SOBRE O “CICLO DA MINERAÇÃO: DO INÍCIO À EXAUSTÃO”

Evento acontece no dia 27 de junho, em Itabira, e pretende aprofundar as discussões sobre a exaustão da atividade minerária, sobre um novo ciclo econômico para a cidade

 

Entre os palestrantes estão o diretor-presidente da Codemig, Dante Matos, e Rodrigo Amaral, gerente de Meio Ambiente da Vale, que abordarão, respectivamente, sobre a diversificação econômica das cidades mineradoras e sobre passivos Ambientais

 

A Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil (AMIG) promove em Itabira, no dia 27 de junho, a Reunião Itinerante. O tema em debate no evento a ser realizado no Hotel It – Itabira (Bristol) será o “Ciclo da Mineração: do início à exaustão”. Minas Gerais e o Brasil têm na mineração um dos principais pilares econômicos: a atividade é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e valorização do cidadão. No entanto, nos últimos anos alguns fatos provocaram transformações significativas nas relações entre cidades e mineração, e com ela, a necessidade de discutirmos caminhos e alternativas para que cidades, mineração, sociedade e ambiente recebam os melhores resultados e maximizem seu desenvolvimento de forma equilibrada.

 

A reunião tem como objetivo discutir temas de relevância para os municípios mineradores, destacando assuntos das áreas de meio ambiente, jurídica, econômica e tributária. Na abertura, o presidente da AMIG, Vitor Penido e o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, irão ressaltar a urgência de se abordar o ciclo da mineração. “É necessário direcionar os nossos esforços para que a economia local dos municípios mineradores tenha longevidade e esteja fortalecida na fase pós-mineração. Precisamos ampliar o debate sobre a diversificação econômica das cidades e isso é mais viável se for feito concomitantemente à época em que a mineração está operando em nosso territórios”, destaca Penido.

 

Entre os participantes, estão Denis Lott, advogado e consultor da Prefeitura de Itabira, que irá falar sobre o caso de diversificação econômica da cidade, cuja atividade minerária já entrou em fase de exaustão; Dante Matos, diretor-presidente da Codemig, Thais Rêgo de Oliveira, gerente de Relações Institucionais Sudeste e Centro Oeste da Vale e Ronaldo Lott Pires, secretário Municipal de Obras Transporte e Transito da Prefeitura de Itabira, falam sobre as possibilidades de diversificação da economia nos municípios mineradores; na parte da tarde, Rodrigo Amaral, gerente de Meio Ambiente da Vale e Roberto Júnior Gomes, Gerência da Qualidade do Solo e Reabilitação de Áreas Degradadas da Feam, falam sobre “passivos ambientais”; Waldir Salvador, consultor de Relações Institucionais da AMIG, irá traçar um panorama para a preparação para um novo ciclo econômico de Itabira.

 

Programação

 TEMA: Ciclo da Mineração: do início à exaustão

 9h – Recepção

 9h30 – Abertura Reunião Itinerante

Vitor Penido - Presidente da AMIG

Ronaldo Magalhães - Prefeito de Itabira

10h – Painel I: Ciclo da Mineração: Case Itabira

Denis Lott - Prefeitura de Itabira/MG - Advogado e Consultor

11h30 – Intervalo para almoço

13h – Painel II: Diversificação econômica para as cidades mineradoras

Dante Matos – Diretor-Presidente da CODEMIG

Thais Rêgo de Oliveira - Gerente de Relações Institucionais Sudeste e Centro Oeste da Vale

Ronaldo Lott Pires – Secretário Municipal de Obras Transporte e Transito da Prefeitura de Itabira

15h – Painel III: Passivos Ambientais

Rodrigo Amaral - Gerente de Meio Ambiente da Vale

Roberto Júnior Gomes – Gerência da qualidade do solo e reabilitação de áreas degradadas da FEAM

16h – Painel IV: Preparação para um novo ciclo econômico de Itabira

Waldir Salvador – Consultor de Relações Institucionais da AMIG

16h30 – Encerramento – Carta de Itabira

Ronaldo Magalhães – Prefeito de Itabira

Serviço

 Reunião Itinerante Itabira

 Dia: 27 de junho

Horário: das 9h às 16h30

Local: Hotel It-Itabira (Bristol)- Av. Duque de Caxias, 1220, Esplanada da Estação – Itabira/MG

Inscrições: https://www.hbatools.com.br/II-REUNI%C3%83O-ITINERANTE---ITABIRA__313