ANIVERSÁRIO - MUNICÍPIO DE PEDRA DO ANTA

História

Pedra do Anta
Minas Gerais – MG

Histórico
Pedra do Anta faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3.804 habitantes. O Major José Luiz da Silva Viana foi o fundador da cidade e primeiro cultivador de café da região. As sementes eram trazidas da cidade de Meca (Arábia Saudita).

O Major José Luiz da Silva Viana, depois da guerra do Paraguai, em 1864, como era da Guarda nacional, ficou de posse de sete léguas de terra nesta região. No tempo de D. Pedro II, as terras eram devolutas, não tinham dono.

Em 1820, o Major José Luiz da Silva Viana residia neta região como posseiro. Foi combatente da Guarda Nacional na Guerra do Paraguai, em 1864, sendo vencedor.

O primeiro núcleo de povoamento apareceu por volta de 1829, em torno de uma capela, confiada à guarda do Padre Ângelo da Silva Peçanha, que se firmara na região, cuidando da catequese dos índios e assistência espiritual aos colonizadores que chegavam ao povoado.

A primeira denominação do povoado foi anta, pois a região pertencia, na época, ao distrito de Anta, do município de Mariana.

Em 1843 pertencia à Ponte Nova e tinha como padroeiro São Sebastião. Foi elevado à categoria de Distrito, ainda neste ano, com o nome de São Sebastião de Pedra do Anta, pertencendo politicamente ao município de Viçosa.

Permaneceu como distrito de Viçosa até 1938, quando passou a pertencer ao município de Teixeiras, desmembrado de Viçosa.

A Lei nº 2.764 de 30 de dezembro de 1962, elevou o distrito a município, com o nome de Pedra do Anta, com sua emancipação política e administrativa.


Fonte
Prefeitura Municipal de Pedra do Anta