Minério Justo. Nosso Marco

Diante do desatenção do Governo Federal em relação ao marco regulatório da mineração e a atualização da legislação, antiga, injusta e danosa à atividade no país, a AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais) junto a Associação dos Municípios Mineradores Brasileiros (AMIB) e a Associação Nacional dos Municípios Mineradores (ANAMUP) lançaram em março de 2014 o movimento “Minério Justo. Nosso Marco”. A grande ação teve como objetivo mobilizar políticos e a opinião pública a fim de legitimar a causa e chamar a atenção da União e do Congresso Nacional para que a nova lei da mineração fosse votada com mais celeridade. Além disso, a iniciativa visou esclarecer à população as perdas que afetavam diretamente os municípios mineradores.

Com uma ampla campanha de divulgação que incluiu a parceria com diversos veículos de imprensa, gerenciamento de mídias sociais com produção de conteúdo relevante e assertivo, além de diversos encontros com políticos, a campanha abordou a injustiça que existia na distribuição dos royalties do minério e o quanto as perdas bilionárias do país com leis tão ultrapassadas.

O movimento “Minério Justo. Nosso Marco” foi mais uma importante ação da AMIG que colocou em pauta, em nível nacional e obtendo ampla repercussão, as principais reinvindicações dos municípios mineradores.