Toscano questiona prefeituras sobre a preparação para o processo de diversificação econômica

  • O presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Thiago Coelho Toscano, discutiu em sua palestra as adequações necessárias que os municípios devem fazer para diversificar sua economia 
  • Toscano apontou também os setores favoráveis para essa expansão econômica 

O presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (INDI), Thiago Coelho Toscano, durante a palestra “Nova mineração e diversificação econômica: utopia, necessidade ou oportunidade”, que aconteceu no III Encontro Nacional de Municípios Mineradores; questionou os prefeitos a respeito da preparação dos municípios para receberem novas empresas e apontou os setores prioritários do governo do estado de Minas Gerais para os próximos anos, reforçando a importância do protagonismo dos municípios na criação de uma estratégia eficiente para o processo de diversificação econômica. “Sua cidade está preparada para receber novas empresas? O setor automotivo, de fármacos, aeroespacial, metal mecânico, energia renovável e logística são os setores com prioridade para o governo de Minas. Está na hora dos municípios tomarem as rédeas desse processo de diversificação e dizer quais são as áreas estratégicas a serem trabalhadas para atração daqueles setores que se tem vantagens comparativas”, afirma.

Toscano defendeu ainda a atividade minerária como oportunidade para a diversificação e a adequação da economia local, de acordo com o Fórum Econômico Mundial, para a prospecção de novos projetos e atração de outros setores. “A mineração deve ser vista como uma oportunidade para se desenvolver. O município deve se tornar atrativo para receber os investimentos a partir da adequação da cidade aos tópicos do Fórum Econômico Mundial”, declara.

O presidente do INDI reforçou também a metodologia do Fórum Econômico Mundial para que os municípios possa se preparar para atrair novos setores. “ Temos que olhar para o ambiente de negócios, o capital humano, os mercados e o ecossistema de inovação existentes na cidade, aprimorá-los para tornar aquele local interessante para novas empresas”, disse.

Fiat: um case de sucesso   

                           

O Diretor de Segurança Veicular e Conformidade Regulatória da Fiat Chrysler Automobilis (FCA), João Irineu Medeiros, que também ministrou a palestra, apresentou o case Fiat no processo de diversificação econômica, explicitando os pontos centrais deste movimento e a expansão da atividade para novos municípios. “Para um negócio ser sustentável, precisamos estar de olho nos stakeholders, assim vamos aumentando o número de fornecedores em um raio maior de cidades. Toda a comunicação deve ser feita com transparência e investimento em conhecimento, tecnologia e pessoal”, afirmou.

Medeiros abordou também a história da fabricante de automóveis, frisando a inovação como fundamento do sucesso no mercado. “Precisamos fazer o desenvolvimento aqui, onde estamos instalados, e por isso nosso pilar mais importante é a inovação”, disse.