ANIVERSÁRIO - MUNICÍPIO DE ITAMBÉ DO MATO DENTRO

História

Itambé do Mato Dentro
Minas Gerais – MG

Histórico
Pedras, montanhas, florestas, rios de corredeiras, cavernas e sítios arqueológicos compõem o cenário natural onde se localiza o município de Itambé do Mato Dentro. Encravada np alto da Serra do espinhaço nos contrfortes da Serra do Cipó, a localidade é roteiro original da Estrada Real.

Nossa Senhora das Oliveiras de Itambé eram designações comuns a este importante centro de mineração. No ano de 1.718, Francisco Albernas, deram início a fundação do município. Eles vieram de São Paulo e por concequência, passaram por Caeté e seguiram para itabira. Deixaram aqui como substituto Romão Gramacho, descendente de Diamantina, que veiopara cá em 1.720 e influenciou na fundação da cidade. Os primeiros habitantes foram os índios Tupis, cujos sinais de exitência estão em vários sítios arqueológicos da região. A etimologia do nome Itambé, deve-se a termos indígenas que significam 'ITA' (pedra) e AIMBÈ (pedra afiada ouponteaguda).

Sabe-se, por tradição, que este povoado foi fundado pelo Bandeirante Romão Gramacho, no final dos séculos XVII e início do século XVIII, nele permanecendo alguns anos, ocupando na extração de ouro. Ergueu na rua das cavalhadas uma capela dedicada a Nossa Senhora das Oliveiras, porém tal construção era coberta de palha, já tendo desaparecido seus últimos vestígios, hoje no local encontra-se a Matriz.

O arraial foi elevado á paróquia em abril de 1.841, tendo sido instituida canonicamente em fevereiro de 1.842. Foi a paróquia suprimida pela Lei nº 1.031, de 6 de julho, quando pertencia a Conceição do Maro Dentro.

Em 1.943, ao ser criado o município de Santa Maria de Itabira, transferiu-se o distrito de Itambé para o novo munícipio e, ao mesmo tempo, alterou-se denominação para Itacururu. Essa denominação foi novamente mudada para Itambé do Mato Dentro em dezembro de 1.962, quando do processo de emancipação que aconteceu oficialmente em 01 de março de 1.963, tendo como seu primeiro administrador, o Sr. Geraldo Martins Lage, que ocupou o cargo até a posse do 1º prefeito em 30 de agosto de 1.963, o Sr. Deolindo de Melo Lage, tendo como Presidente da Câmara o Sr. Sinval de Oliveira santos.


Fonte
IBGE