Prefeito de Nazareno participa do Cities Summit of The Americas

Entre os dias 24 a 30 de abril, é realizado o evento “Cities Summit of The Americas”, que é a Cúpula das Cidades das Américas de 2023, promovido em Denver, Colorado. E no dia 26/04, o prefeito do município de Nazareno, José Heitor Guimarães de Carvalho, participou do congresso e teve acesso a conexões robustas de todo o hemisfério, comunidades empresariais e culturais prósperas em um compromisso com a sustentabilidade, exemplificando o que há de melhor em inovação em nível municipal e estadual.

Prefeito Municipal participou do evento “Parceiros em desenvolvimento - Mineração e Cidades nas Américas”, e realizou uma palestra sobre “Economia e Desenvolvimento”. José Heitor representou o Brasil neste evento e apresentou a experiência de Nazareno e sua interação  com a atividade minerária.

“A mineração é necessária. Mas acreditamos que a atividade deve contribuir para o fortalecimento da agropecuária, sendo o aproveitamento do estéril de rocha na conservação das estradas rurais uma excelente maneira de começar. Pois, os resíduos da mineração não devem ser tratados como rejeitos, mas sim como tesouros capazes de proporcionar desenvolvimento, diminuir as emissões de carbono, os danos ambientais às florestas, à fauna e aos recursos hídricos, e consequentemente à vida humana”, explicou o prefeito.

José Heitor, durante sua palestra, ainda destacou a necessidade de a atividade e do município buscar medidas para desenvolver o município onde a atividade é realizada e diminuir os impactos socioambientais por ela causados. “É muito importante a execução de práticas ambientais, sociais e de governança no território onde se localiza a extração mineral, pois é onde os impactos são causados. Tais impactos devem ser compensados de forma a promover o desenvolvimento do município. Por meio de investimentos em educação profissional, proteção ambiental, diversificação econômica e infraestrutura em geral. Dessa forma é possível a construção de confiança entre a mineração e a comunidade local”, pontua.

Para a Cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordonez, o prefeito de nazareno compartilhou experiências importantes sobre as soluções que o município vem tomando para mitigar os impactos da mineração. “Foi muito importante essa oportunidade de o Prefeito Carvalho compartilhar a experiência da sua comunidade com a indústria mineraria, as possíveis soluções para mitigar o impacto da mineração no meio ambiente, e a importância dessa indústria no desenvolvimento dos municípios que sediam essas atividades. Estou feliz que ele possa ter essa troca com representantes do meu país que estão enfrentando os mesmos desafios”, constata.

Os eventos incluiram sessões plenárias, mesas redondas de partes interessadas, painéis de especialistas, sessões de networking, compromissos comerciais e atividades de divulgação pública, tudo para abordar uma série de prioridades compartilhadas pelas comunidades locais nas Américas.