Aniversário de Itabira

A cidade do ferro, de Carlos Drummond de Andrade, das belezas naturais e da tradição

Sua fundação aconteceu no ano de 1720, mas a cidade ainda tem muito a oferecer ao Brasil.  Antes de sua emancipação, em 1848, Itabira se chamava Vila de Itabira do Mato Dentro e já foi subordinada a Caeté (MG).

Uma das versões sobre seu nome relata que o município teve referência dos termos tupi: itá (pedra) e byra (levantar). Em tradução livre, seu significado ganha o nome de “pedra levantada”, devido a presença de pico alto em seu território, o Pico do Cauê. Outras referências dizem que o significado seria “pedra que brilha”, sendo o tupi bira tradução para “brilhante”. Esta seria uma alusão ao ouro encontrado na cidade.

Itabira recebeu o apelido de “cidade do ferro” por conta da instalação da Vale, antiga Vale do Rio Doce, mineradora brasileira. A fundação da empresa aconteceu na década de 1940 e atraiu muitas pessoas para a região. Atualmente são explorados no município: minério de ferro, gema, gnaisse e areia.

Cidade natal de um dos maiores escritores brasileiros, Carlos Drummond de Andrade, Itabira transformou a casa do poeta em um espaço de homenagem e de divulgação da arte. Quem visita a cidade também pode conferir o Museu de Território Caminhos Drummondianos.

Além da beleza exuberante das matas, Itabira tem diversas cachoeiras em seu roteiro. Entre as aventuras que Itabira guarda para os visitantes, há uma rampa para a prática de voo livre, a Rampa da Fazenda Cachoeira .

Quem não abre mão da religiosidade, pode conhecer a comemoração local, Festa de Santa Cruz, uma tradição centenária. A cerimônia conta com uma caminhada de 13 quilômetros até o Morro Redondo.

A AMIG parabeniza a cidade de Itabira por seus 301 anos de história!